Pedagogia Griô: paradigmas para a arte/educação com a tradição oral

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.178436

Palavras-chave:

Tradição oral, Arte/educação, Pedagogia Griô, Cultura popular

Resumo

O presente artigo busca discutir a importância da oralidade e das tradições de culturas contra-hegemônicas para a educação, tendo como base a pedagogia Griô e as experiências da educadora Silvania Francisca de Jesus, relatadas em entrevista. O texto explora as vivências propostas por essa pedagogia como estratégia de humanização da educação.

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Biografia do Autor

  • Iago Cerqueira dos Santos, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Iago Cerqueira dos Santos é graduando em Artes Visuais pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (ECA-USP). Atualmente, é estagiário em curadoria pelo Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) e de licenciatura pelo Projeto Residência Pedagógica – Subprojeto Arte.

  • Carolina Eiras Pinto, Universidade de São Paulo

    Carolina Eiras Pinto é graduanda na dupla titulação de bacharelado e licenciatura em Artes Visuais. Fez iniciação científica com um recorte em artistas digitais pioneiros no uso de GIFs. Atualmente, é estagiária de licenciatura pelo Projeto Residência Pedagógica - Subprojeto Artes.

  • Pamella Correia Croda, Universidade de São Paulo

    Pamella Correia Croda é graduanda da dupla titulação de bacharelado e licenciatura em Artes Visuais. Foi estagiária na área de conservação preventiva no Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC-USP) e atualmente faz estágio no Projeto Residência Pedagógica – Subprojeto Arte.

  • Thiago de Jesus Correa, Universidade de São Paulo

    Thiago de Jesus Correa é graduando na dupla titulação de bacharelado e licenciatura em Artes Visuais. Foi estagiário no Projeto Oficina de Artes na Escola de Aplicação da USP. Atualmente, é estagiário de licenciatura pelo Projeto Residência Pedagógica - Subprojeto Artes.

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Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Diálogos com a Graduação

Como Citar

Pedagogia Griô: paradigmas para a arte/educação com a tradição oral. (2021). ARS (São Paulo), 19(43), 431-461. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.178436