A lógica cultural do museu tardo-capitalista

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.179223

Palavras-chave:

Museu de arte, Minimalismo, Mercado de arte, Rosalind Krauss

Resumo

À luz das modificações sociopolíticas ocorridas na década de 1980, mormente a escalada dos processos de financeirização, este texto discute a participação dos museus e complexos culturais – sua íntima relação com o então recente estatuto da arquitetura pós-moderna, sua abertura aos mercados mundiais e a crescente especialização de suas funções – em uma renovada dinâmica dos processos de comercialização e recepção dos trabalhos de arte e, sobretudo, na reconfiguração do alcance da experiência estética. Detendo-se em exemplos europeus e norte-americanos, a autora analisa o nexo iminente, àquela altura, entre a apropriação institucional das operações do minimalismo e as revisões do campo disciplinar da história da arte para fundamentar a nova "lógica" verificada em consagrados espaços dedicados à arte.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosalind Krauss, Columbia University

    Rosalind Krauss é cofundadora da revista October, lecionou nas seguintes instituições: Massachussetts Institute of Technology, Princeton University, Hunter College, City University of New York. Atualmente, é professora titular da Columbia University. É autora dos livros The Originality of the Avant-Garde and Other Modernist Myths (1985), The Picasso Papers (1999), “A Voyage on the North Sea”: Art in the Age of the Post-Medium Condition (1999), Perpetual Inventory (2010), Under Blue Cup (2011) e Willem de Kooning Nonstop (2016). Dentre suas principais curadorias, junto a Yve-Alain Bois, organizou a exposição e a publicação L’Informe: mode d’emploi (1996), em Paris, no Centre George Pompidou. Veio ao Brasil para participar do seminário “Reconfigurações do Sistema da Arte Contemporânea: III Simpósio Internacional de Arte Contemporânea do Paço das Artes”, em São Paulo, no ano de 2009.

  • Leonardo Nones, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Leonardo Nones é doutorando e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Comunicação e Artes da Universidade de São Paulo (PPGAV-ECA/USP), com dissertação sobre o trabalho de Rosalind Krauss, incluindo traduções inéditas de textos da autora, como "Arte na era da condição pós-meio" (1999) e "Reformulando o meio" (1999). Também cursa graduação em filosofia na Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da mesma universidade.

Referências

ART IN AMERICA, Nova York, v. 78, n. 3, março, 1990.

ART IN AMERICA, Nova York, v. 78, n. 4, abril, 1990.

BEVERIDGE, Carl; BURN, Ian. "Donald Judd May We Talk?" The Fox, n. 2, 1972.

FOSTER, Hal. O retorno do real: a vanguarda no final do século XX. Tradução Célia Euvaldo. São Paulo: Cosac Naify, 2014.

HAPGOOD, Susan. "Remaking Art History. " Art in America, v. 78, julho de 1990, p. 114-123.

JAMESON, Fredric. Pós-modernismo ou a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Editora Ática, 1997.

KRAUSS, Rosalind. The Cultural Logic of the Late Capitalist Museum. October, v. 54, outono, 1990, pp. 3-17.

MANDEL, Ernest. O capitalismo tardio. Coleção Os Economistas. Tradução Carlos Eduardo Silveira Matos, Regis de Castro Andrade e Dinah de Abreu Azevedo. São Paulo: Abril Cultural, 1982.

MERLEAU-PONTY, Maurice. Fenomenologia da percepção. Tradução Carlos Alberto Ribeiro de Moura. São Paulo: Martins Fontes, 1999.

MORRIS, Robert. "Notes on Sculpture" in BATTCOCK, G. (org.). Minimal Art. Nova York: Dutton, 1968.

STRANGE, Susan. Casino Capitalism. Manchester: Manchester University Press, 1986.

WEISS, Philip. "Selling the Collection." Art in America, v. 78, julho de 1990, p. 124-131.

WIESGALL, Deborah. "A Megamuseum in a Mill Town, the Guggenheim in Massachusetts?" New York Times Magazine, 3 de março de 1989.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Traduções

Como Citar

A lógica cultural do museu tardo-capitalista. (2021). ARS (São Paulo), 19(41), 446-491. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.179223