Cópia fiel: o problema do Campo e os limites da imagem-tempo

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DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.180102

Palavras-chave:

Cópia fiel, Cinema contemporâneo, Campo, Abbas Kiarostami, Imagem-tempo

Resumo

Este artigo traça dois movimentos. Primeiro, mobilizando o aparato conceitual construído por Gilles Deleuze, combinado a comentários sobre campo e quadro de autores como Bonitzer, Sabouraud, Oliveira Junior e André Parente, procura elaborar a função do Campo na imagem-movimento e na imagem-tempo, a partir de suas relações com o virtual. Em seguida, o artigo busca mostrar como Cópia fiel (2010), de Abbas Kiarostami, comparado a filmes anteriores do diretor, aponta para outro estatuto de imagem, em que o visível não mais é organizado sob a forma de Campo, mas por uma composição de linhas de força.

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Biografia do Autor

  • Eduardo Brandão Pinto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Eduardo Brandão Pinto é Doutorando em Comunicação e Cultura na Escola de Comunicação da Universidade Federal do Rio de Janeiro e realizador audiovisual. Este artigo foi escrito com apoio das bolsas Doutorado Nota 10, da FAPERJ, e do Programa Institucional de Internacionalização da CAPES, que permitiu a realização de um semestre sanduíche na Université Paris VIII.

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Publicado

2023-04-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Cópia fiel: o problema do Campo e os limites da imagem-tempo. (2023). ARS (São Paulo), 21(47), 288-337. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.180102