Theodor Heuberger, Kunsthändler: Entre predileções artísticas modernistas e a propaganda nazista no Brasil (1924-1942)

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DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.180502

Palavras-chave:

Heuberger, Expressionismo, Käthe Kollwitz, Deutscher Werkbund, Revista Intercâmbio

Resumo

Theodor Heuberger foi Kunsthändler atuante no Rio de Janeiro e em São Paulo. Com formação em Munique, realizou exposições no Brasil com obras importantes do expressionismo alemão; foi, também, o primeiro a expor no país a artista Käthe Kollwitz. Além disso, difundiu, no ambiente cultural brasileiro, padrões renovados de desenho de lojas e de expografia ligados ao gosto estético do Deutscher Werkbund. Em que pese sua atuação em prol do expressionismo, Heuberger fundou uma revista de trocas culturais entre Alemanha e Brasil na qual a arte moderna dividiria espaço, progressivamente durante as décadas de 1930 e 1940, com notícias oficiais da Alemanha. De incentivadora da arte moderna alemã, a revista Intercâmbio terminaria seus dias como veículo de propaganda nazista.

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Biografia do Autor

  • Marcelo Mari, Universidade de Brasília

    Marcelo Mari é professor de Teoria e História da Arte no Departamento de Artes Visuais da Universidade de Brasília (UnB).

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Publicado

2021-04-30

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Seção

Artigos

Como Citar

Theodor Heuberger, Kunsthändler: Entre predileções artísticas modernistas e a propaganda nazista no Brasil (1924-1942). (2021). ARS (São Paulo), 19(41), 399-445. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.180502