Uma cidade grafada em luz: o cinema na crônica jornalística carioca (1894-1922)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2022.180636Palavras-chave:
Cinema silencioso, Crônica, Cinema e literatura, Cinema e história, Rio de JaneiroResumo
Este artigo analisa a presença do cinema na crônica carioca publicada até 1922, procurando compreender como ele moldou o olhar dos cronistas à cidade, naqueles anos em que vielas acanhadas transformavam-se em avenidas elegantes, a convidarem a sociedade à esfera pública. Analisamos um amplo conjunto de textos cronísticos, considerando o diálogo que estabeleceram com as imagens em movimento. Nosso objetivo é levantar o arcabouço estilístico e intelectual mobilizado pelos autores deste gênero literário peculiar, situado entre a história e a literatura, no intuito de compreenderem o objeto de que tratavam. Neste sentido, consideramos tanto a abordagem do cinema enquanto temática quanto o esforço dos cronistas de forjamento de uma linguagem que procurasse mimetizar a materialidade oriunda do dispositivo fílmico.
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Les Martyrs de l’Inquisition (1905), Lucien Nonguet, Pathé Frères, França.
Viagem à Lua/Le voyage dans la lune (1902), Georges Méliès, Star-Film, França.
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