Selfie: o autorretrato do sujeito contemporâneo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.180880

Palavras-chave:

Fotografia, Selfie, Neoliberalismo, Democracia, Subjetividade

Resumo

As redes sociais são lugares de exibição de fotografias amadoras e campo de experimentação artística. São também dispositivos que impactam a subjetividade e a democracia, beneficiando interesses do neoliberalismo, e que geraram um novo capítulo na história da fotografia, a selfie, cujo estudo exige uma metodologia interdisciplinar. Este artigo propõe que a selfie remete à auto-objetificação. Esta hipótese é investigada referindo-se à teoria da fotografia de Philippe Dubois, a conceitos da psicanálise e a diagnósticos de Achille Mbembe e Giorgio Agamben sobre os efeitos do capitalismo avançado na subjetividade. Por fim, analisa a selfie nas obras de Amalia Ulman, Aleta Valente e Cindy Sherman, discutindo os limites das redes sociais como lugar de circulação da obra de arte.

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Biografia do Autor

  • Paula Braga, Universidade Federal do ABC

    Paula Braga é professora da Universidade Federal do ABC (UFABC), credenciada no Bacharelado e na pós-graduação em Filosofia. Com pós-doutorado pelo Instituto de Artes da Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), é doutora em Filosofia pela Universidade de São Paulo e é mestre em História da Arte pela University of Illinois at Urbana-Champaign, Estados Unidos. Publicou o capítulo "Anos 60: descobrir o corpo" no livro Sobre a Arte Brasileira (WMF, 2015) e é autora de Hélio Oiticica, Singularidade, Multiplicidade (Editora Perspectiva, 2013). Organizou o livro Fios Soltos: a arte de Hélio Oiticica (Editora Perspectiva, 2008).

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FILMES

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Roube este Filme II (2006), The League of Noble Peers, Reino Unido, Alemanha, 44 min.

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Publicado

2021-11-29

Como Citar

Selfie: o autorretrato do sujeito contemporâneo. (2021). ARS (São Paulo), 19(42), 643-690. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.180880