Modernidade e desmaterialização na obra tardia de Gustave Moreau

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.180960

Palavras-chave:

Arte moderna, Simbolismo, Idealismo

Resumo

Em sua fase final, a obra de Gustave Moreau passa por um processo de desmaterialização que é comum a outros artistas de sua geração. Por meio da análise da pintura e das anotações pessoais de Moreau, este artigo busca compreender as estratégias artísticas e as implicações teóricas envolvidas nesse movimento de idealização do conceito de “obra de arte”. São discutidos o uso simbolicamente carregado do inacabamento da pintura e a descentralização da “obra”, desdobrada em múltiplos estudos e trabalhos menores. Partindo do caso específico do artista, busca-se também contribuir para uma perspectiva geral sobre questões-chave da pintura moderna.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Mariana Garcia Vasconcellos, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Mariana Garcia Vasconcellos é mestranda em Artes Visuais com ênfase em História, teoria e crítica de arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e pesquisa implicações simbólicas na pintura tardia de Gustave Moreau, a partir de sua dissociação de linha e cor. É também bacharela em História da Arte pela mesma universidade (2018) e tecnóloga em Produção Audiovisual pela PUC-RS (2014).

Referências

BALZAC, Honoré de. A obra prima ignorada (1831). Porto Alegre: L&PM Pocket, 2012.

BELTING, Hans. The invisible masterpiece. Chicago: University of Chicago Press, 2001.

COOKE, Peter. Gustave Moreau et les arts jumeaux: peinture et littérature au dix-neuvième siècle. Berna: Peter Lang, 2003.

FÉLIBIEN, André. Conférences de l’Académie royale de peinture et de sculpture (1667). London: David Mortier, 1705.

GREENBERG, Clement. Towards a newer Laocoon (1940). In FRASCINA, Francis (ed.). Pollock and After: the critical debate. FRASCINA, Francis (ed.). Nova York: Harper & Row, 1985, pp. 60-70.

GREENBERG, Clement. Modernist painting (1965). In FRASCINA, Francis; HARRIS, Jonathan (eds.). Modern art and modernism: a critical anthology. Nova York: Harper & Row, 1982, pp. 5-10.

HEGEL, Georg Wilhelm Friedrich. Cursos de estética (1835). In DUARTE, Rodrigo (org.). O belo autônomo: textos clássicos de estética. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. pp. 185-202.

HUYSMANS, Joris-Karl. L’art moderne. Paris: P. V. Stock Éditeur, 1903.

MATHIEU, Pierre-Louis. Gustave Moreau: complete edition of the finished paintings, watercolours and drawings. Nova York: Phaidon, 1977.

MOREAU, Gustave; COOKE, Peter (ed.). Écrits sur l’art par Gustave Moreau. Paris: Fata Morgana, 2002. v. 2.

PALADILHE, Jean (ed.). Catalogue des peintures, dessins, cartons, aquarelles exposés dans les galeries du Musée Gustave Moreau. Paris: Éditions des Musées Nationaux, 1974.

PIERRE, José. Gustave Moreau through the eye of the succeeding generations. In PALADILHE, Jean. Gustave Moreau. Nova York: Praeger Publishers, 1972. pp. 73-171.

RAPETTI, Rodolphe. Le Symbolisme. Paris: Flammarion, 2016.

ROSENBLUM, Robert. Modern painting and the northern romantic tradition: Friedrich to Rothko. Nova York: Harper & Row, 1988.

RUPP, Henri. Preface original (1902). In PALADILHE, Jean (ed.). Catalogue des peintures, dessins, cartons, aquarelles exposés dans les galeries du Musée Gustave Moreau. Paris: Éditions des Musées Nationaux, 1974. pp. 13-14.

Downloads

Publicado

2021-04-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Modernidade e desmaterialização na obra tardia de Gustave Moreau. (2021). ARS (São Paulo), 19(41), 306-336. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.180960

Dados de financiamento