Absurdo! A repetição na obra de Eva Hesse

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.183733

Palavras-chave:

Gesto, Repetição, Índice, Artistas mulheres

Resumo

Este artigo analisa a obra de Eva Hesse sem recair nos vícios que parte da crítica de arte e da historiografia reproduzem ao abordar obras de arte feitas por mulheres. Isso é feito mostrando como as obras de Eva Hesse corroboram uma ideia de gesto livre, do gesto como sua intencionalidade, uma forma de vestígio de corpo, de presença. Por meio dos conceitos de índice, repetição e gesto, traçamos diferenças entre a artista e seus contemporâneos, enfatizando os movimentos aos quais sua obra é tradicionalmente associada: o minimalismo e a arte conceitual.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Luiza Alcântara, Universidade do Estado de Minas Gerais

    Luiza Alcântara é artista plástica e pesquisadora. Mestranda em Artes Visuais-Música pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG), na linha de pesquisa Dimensões Teóricas e Práticas da Produção Artística, com bolsa CAPES. Formada no curso livre em Audiovisual da Oi Kabum! BH e Bacharel em Desenho e Cerâmica pela Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Tem experiência na área de educação, com ênfase em comunicação, arte, linguagem e tecnologia. Atua também na área de produções de exposições artísticas, curadoria envolvendo vídeo e artes plásticas.

  • Rachel Cecília de Oliveira, Universidade Federal de Minas Gerais

    Rachel Cecília de Oliveira é professora da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e dos Programas de Pós-graduação em Artes da UFMG e da UEMG. Foi editora da revista ArteFilosofia (UFOP), participou da diretoria da Associação Brasileira de Estética - ABRE - por dois mandatos e foi professora visitante na Université Paris I - Panthéon-Sorbonne. Trabalha a pluralidade da arte contemporânea nas interseções entre filosofia, teoria, história e crítica das artes. Além disso, atua como crítica e curadora.

Referências

ARCHER, Michael. Arte contemporânea: Uma história concisa. 1a ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2005.

BOCHNER, Mel. Serial Art Systems: Solipsism. In BATTCOCK, Gregory; WAGNER, Anne W. (orgs.). 1a ed. Minimal Art: A Critical Anthology. Berkeley, Califórnia: University of California Press, 1995, pp. 92-102.

BOIS, Yve-Alain. Estúpida. Arte&Ensaios, Rio de Janeiro, n. 15, 2007, pp. 174-181.

CALIRMAN, Claudia. O jogo de esconde-esconde: a aborTagem do feminismo na arte brasileira. In PEDROSA, Adriano; CARNEIRO, Amanda; MESQUITA, André (orgs.). História das mulheres, histórias feministas: antologia. São Paulo: MASP, 2019, pp. 404-411.

CHADWICK, Whitney, Women, Art, and Society. 2nd ed., revised and expanded. Nova York: Thames and Hudson Inc., 1997.

DANTO, Arthur C. A crítica de arte após o fim da arte. Revista de Estética e Semiótica, Brasília, vol. 3, n. 1, jan-jun. 2013, pp. 82-98.

FERRO, Sérgio. Artes plásticas e trabalho livre. De Dürer a Velázquez. 1a ed. São Paulo: Editora 34, 2015.

FLUSSER, Vilém. Gestos. 1a ed. São Paulo: Annablume, 2014.

HARTOG, François. Regimes de historicidade - Presentismo e experiências do tempo. 1a ed. Belo Horizonte: Autêntica, 2013.

KRAUSS, Rosalind. The Originality of the Avant-Garde and Other Modernist Myths. Massachusetts: The MIT Press, 1986.

KRAUSS, Rosalind. Bachelors. Massachusetts: The MIT Press, 1999.

NANCY, Jean-Luc. O vestígio da arte. In HUCHET, Stéphane (org). Fragmentos de uma teoria da arte. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012, pp. 289-306.

NEMSER, Cindy. An Interview with Eva Hesse [1970]. Disponível em: https://www. hauserwirth.com/news/14479-interview-eva-hesse. Acesso: 11 nov. 2020.

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Semana de 22: história e legado, Ivan Marques, Flávia Toni e Ana Paula Cavalcanti Simioni. Palestra. Artes Visuais na Semana de 22, Instituto CPFL, jun. 2019. Disponível em: https://youtu.be/Y70JvPFHXrw. Acesso em: 22 out. 2020.

SOUTIF, Daniel. Do indício ao índice ou da fotografia ao museu. Arte&Ensaios, Rio de Janeiro, n. 13, 2006, pp. 199-219.

SWARTZ, Anne. Accession II: Eva Hesse's Response to Minimalism. Bulletin of the Detroit Institute of Arts, Detroit, vol. 71, no. 1-2, 1997, pp. 36–47.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Como Citar

Absurdo! A repetição na obra de Eva Hesse. (2021). ARS (São Paulo), 19(42), 797-833. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.183733