Anita Malfatti na Alemanha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2022.183760

Palavras-chave:

Anita Malfatti, Pintura moderna, Modernismo

Resumo

Este artigo pretende recuperar as escolhas feitas por Anita Malfatti na sua primeira viagem de estudos para a Europa com o objetivo de refletir sobre o campo da pintura moderna na Alemanha e a posição que a artista assumiu em relação a ele.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Carlos Pires, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Carlos Pires é Professor Adjunto de Literatura Comparada do Departamento de Ciência da Literatura da Faculdade de Letras da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Coordena o Laboratório da Palavra do Programa Avançado de Cultura Contemporânea da UFRJ. Atua de maneira interdisciplinar nos seguintes temas: literatura brasileira, modernismo, artes plásticas, canção popular, ensino de literatura e literatura para crianças.

Referências

ADORNO, Theodor W. Teoria estética. Lisboa: Edições 70, 2006.

ANDERSON, Benedict. Comunidades imaginadas: reflexões sobre a origem e a difusão do nacionalismo. São Paulo: Companhia das Letras, 2015.

ATIQUE, Fernando. Os elos entre a University of Pennsylvania e a arquitetura do Brasil, através da trajetória profissional de George Henry Krug. 19&20, Rio de Janeiro, v. IV, n. 1, jan. 2009. Disponível em:<http://www.dezenovevinte.net/arte%20decorativa/atique_krug.htm>. Acesso em: 4 nov. 2022.

BASSIE, Ashley. Expressionism. New York: Parkstone International, 2005.

BATISTA, Marta R. Anita Malfatti no tempo e no espaço. São Paulo: Editora 34 / Edusp, 2006.

BATISTA, Stephanie Dahn. Anita Malfatti: Die Bildnisse von 1910 bis 1925. Magister, Philosophischen Fakultät zu Münster, Münster, 1999.

CLARK, T.J. We Field-Women. In Farewell to an Idea: Episodes from a History of Modernism. New Haven and London: Yale University Press, 2001, pp. 55-137.

DOSSIN, Catherine; JOYEUX-PRUNEL, Béatrice. The German Century? How a Geopolitical Approach Could Transform the History of Modernism. In KAUFMANN, Thomas DaCosta et al. Circulations in the Global History of Art. Farnham Surrey, England; Burlington, VT: Ashgate, 2015, pp. 183-201.

GAY, Peter. Modernism - The Lure of Heresy: From Baudelaire to Beckett and Beyond. New York: W.W. Norton, 2008.

HARMS, E. Lovis Corinth, 1858–1925, Art News, v. 57, 1958.

JOYEUX-PRUNEL, Béatrice. Provincializing Paris. The Center-Periphery Narrative of Modern Art in Light of Quantitative and Transnational Approaches. Artl@s Bulletin 4, no. 1, 2015, Article 4. Disponível em:<https://docs.lib.purdue.edu/artlas/vol4/iss1/4/>. Acesos em: 4 nov. 2022.

KATALOG DER SECHZEHNTEN AUSSTELLUNG DER BERLINER SECESSION. Berlin: Paul Cassirer, 1908.

KATALOG DER ACHTZEHNTEN AUSSTELLUNG DER BERLINER SECESSION BERLIN 1909. Berlin: Paul Cassirer, 1909.

MAYER, Arno J. Força da tradição: a persistência do antigo regime (1848-1914). São Paulo: Cia das Letras, 1990.

MICELI, Sérgio. Nacional estrangeiro: história social e cultural do modernismo artístico em São Paulo. São Paulo: Companhia das Letras, 2003.

MOELLER, Magdalena. The Brücke Museum Berlin, Munich, London. New York: Prestel, 2001.

PARET, Peter. The Berlin Secession: Modernism and its Enemies in Imperial Germany. Cambridge: Harvard University Press, 1980.

SAUER, Marina. L’entrée des femmes à l’École des Beaux-Arts 1880-1923. Paris: Ensba, 1990.

SELZ, Peter. German Expressionist Painting. Berkeley: University of California Press, 1974.

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Le voyage à Paris: L’Académie Julian et la formation vers 1900. Cahiers du Brésil Contemporain, Paris, Maison des Sciences de L’Homme, n. 57/58-59/60, 2004-2005, pp. 261-281. Disponível em: < http://www.revues.msh-paris.fr/vernumpub/D-5-Simioni.pdf>. Acesso em: 4 nov. 2022.

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. O corpo inacessível: as mulheres e o ensino artístico nas academias do século XIX. ArtCultura, Uberlândia, v. 9, n. 14, 2007, pp. 83-97. Disponível em:<https://seer.ufu.br/index.php/artcultura/article/view/1450>. Acesso em: 4 nov. 2022.

SIMIONI, Ana Paula Cavalcanti. Profissão artista: pintoras e escultoras acadêmicas brasileiras, São Paulo: Edusp, 2008.

UHR, Horst. Lovis Corinth. Berkeley: University of California Press, 1990.

Downloads

Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos