O que é ativismo curatorial?

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.183763

Palavras-chave:

Curadoria, Curadoria-ativista, Feminismo, Gênero, Decolonialismo

Resumo

Tradução do primeiro capítulo do livro Curatorial Activism: Towards an Ethics of Curating (Thames & Hudson, 2018), de Maura Reilly.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Maura Reilly, Arizona State University

    Maura Reilly é diretora do programa Museum & Heritage Studies na Universidade do Estado do Arizona, Estados Unidos, onde também é professora de História da Arte e Estudos Museais.

  • Ana Avelar, Universidade de Brasília

    Ana Avelar é professora de Teoria, Crítica e História da Arte, na Universidade de Brasília (UnB), curadora e crítica de arte. É doutora em Artes Visuais pela Escola de Comunicação e Artes (ECA - USP). Como curadora, realizou mostras no Centro Cultural Banco do Brasil de Belo Horizonte - CCBB/BH e Museu de Arte Contemporânea da Universidade de São Paulo (MAC/USP), entre outros. Participa de júris de prêmios nacionais, como Prêmio Select de Arte e Educação, Prêmio Pipa, Rumos Itaú Cultural e Marcantonio Vilaça. Em 2019, foi selecionada pelo Intercâmbio de Curadoras, promovido pela Associação Brasileira de Arte Contemporânea - ABACT em parceria com a Getty Research Institute.

  • Marcella Imparato, Universidade de São Paulo

    Marcella Imparato é mestranda do Programa Interunidades em Estética e História da Arte da Universidade de São Paulo. Bolsista pela CAPES.

Referências

AIKEN, Susan Hardy. Women and the Question of Canonicity, College English, Vol. 48, No. 3, março 1986.

ARTENET News, Who are the Top 100 Most Collectible Living Artists?, maio 26, 2016. Disponível em: news.artnet.com/market/top-100-collectible-livingartists-504059. Acesso em: 30 mar. 2021.

ARTSLANT. MoMA Plans Only Female Art for 2015, 1 abr. 2014. Disponível em: www.artslant.com/ny/articles/show/39142-bnews-moma-announces-2015-focus-on-women-artists-gagosian-to-open-yet-another-gallery-jemima-kirkequits-girls-and-putin-reveals-his-first-solo-exhibition. Acesso em: 30 mar. 2021.

AZIMI, Roxana. ‘Carambolages’, um melting-pot d’oeuvres d’art au Grand Palais, Le Monde, 7 mar. 2016.

BARTHES, Roland. A Morte do Autor. In BARTHES, Roland. O rumor da língua / Prefácio Leyla Perrone-Moisés; trad. Mario Laranjeira; revisão de tradução Andréa Stahel M. da Silva, 2ª edição. São Paulo: Editora Martins Fontes, 2004, pp. 57-64.

BATTERSBY, Matilda. Queer British Art at Tate Britain: Is it Wrong to Group Together LGBT Art?, The Independent, 6 abr. 2017.

DANIUS, Sara; JONSSON, Stefan. An Interview with Gayatri Chakravorty Spivak, Boundary 2, Vol. 20, No. 2, verão 1993, pp. 24-50.

HEGERT, Natalie. The Rounds of a Rumour, ArtSlant, 2015. Disponível em: www. artslant.com/ny/articles/show/39451-the-rounds-of-a-rumor-womenmoma2015. Acesso em: 30 mar. 2021.

LIPPARD, Lucy R. From the Center: Feminist Essays on Women’s Art. Nova York: E. P. Dutton & Co., 1976.

MARTIN, Jean-Hubert; SEVERI, Carlo Severi; BONHOMME, Julien. Jean-Hubert Martin et la pensée visuelle, Gradivha, Vol. 13, 2011, pp. 130-147. Disponível em:

gradhiva.revues.org/2120.

MILLETT, Kate. Sexual Politics. Nova York: Doubleday & Co., 1970.

MOHANTY, Chandra Talpade. Feminisms Without Borders. Carolina do Norte: Duke University Press, 2003.

MORIN, Dina. Carambolages, ou l’art en dérapage contrôlé!, Aleteia, 24 jun. 2016.

NOCHLIN, Linda. What befits a Woman?, Art in America, set. 2005.

NOCHLIN, Linda. Por que não houve grandes mulheres artistas? / trad. Juliana Vacaro; revisão técnica Juliana Vacaro e Júlia Ayerbe. São Paulo: Edições Aurora, 2016.

PARIS Diary by Laure: ‘Listen with your eyes: Jean-Hubert Martin’, 2016, n.p. Disponível em: parisdiarybylaure.com/listen-eyes-jean-hubert-martin/. Acesso em: 30 mar. 2021.

POLLOCK, Griselda. Differencing the Canon: Feminist Desire and The Writing of Art’s Histories. Londres, Nova York: Routledge, 1999.

REILLY, Maura. Taking the Measure of Sexism: Facts, Figures, and Fixes. ArtNews, 26 mai. 2015. Disponível em: www.artnews.com/2015/05/26/takingthe-measure-of-sexism-facts-figures-and-fixes/.

REILLY, Maura (ed.). Women Artists: The Linda Nochlin Reader. Nova York, Londres: Thames & Hudson, 2015.

RICH, Adrienne. On Lies, Secrets and Silence. Londres: W.W. Norton & Co, 1980.

SEARLE, Adrian. Queer British Art 1861-1967 Review – Strange, Sexy, Heartwrenching, The Guardian, 3 abr. 2017. Disponível em: https://www.theguardian.com/artanddesign/2017/apr/03/queer-british-art-review-tate-britain.

Acesso em: 30 mar. 2021.

SHOHAT, Ella. Area Studies, Transnationalism, and the Feminist Production of Knowledge, SIGNS, Vol. 26, No. 4, verão 2001, pp. 1269–72.

SHOWALTER, Elaine. Feminist Criticism in the Wilderness, Critical Inquiry, Vol. 8, No. 2, 1970, pp. 179-205.

SPIVAK, Gayatri. In Other Worlds: Essays in Cultural Politics. Nova York, Londres: Routledge, 1987.

STREET-PORTER, Janet. The Tate Galley is Wrong to Put on a “Queer” Art Exhibition, The Independent, 22 abr. 2016.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Como Citar