Procurando Diva no Sul Global: feminismo, arte e política

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.183784

Palavras-chave:

Feminismo, Corpo como arma política, Artivismo, Sul Global, História da Arte

Resumo

Este artigo analisa a obra Diva de Juliana Notari. Ao se tratar de uma vulva gigante que emerge no meio de uma área que fora um canavial, em Pernambuco, várias ondas de contestação emergiram. Pretendemos evidenciar que esta produção artística se assume como um retrato do artivismo estético e político, mas também enquadrá-la no âmbito dos processos de resistência que demarcam o Sul Global, em que as desigualdades de gênero são profundas. É a partir de uma metodologia de caráter qualitativo, assente numa análise de conteúdo da obra da artista Juliana Notari que fundamos a nossa análise, procurando refletir e questionar os cânones do gênio masculino, bem como a evolução e a consolidação de uma história social da arte feminista.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Cláudia de Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Cláudia de Oliveira é professora associada de História da Arte da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. É membro permanente do Programa de Pós-Graduação da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Membro da Rede de Sociologia a Cultura e Artes “Todas as Artes”. Organizou Mulheres na história: inovações de gênero entre o público e o privado (Faperj/Leterar, 2019) e A cidade mulher (Faperj/Mauad, 2016), entre outros. Capítulos em publicações estrangeiras: Magazines and Modernity in Brazil: Transnationalisms and Cross-Cultural Exchanges (Anthean, 2020), Paris Fashion and World War Two: Global Diffusion and Nazi Control (Bloomsbury, 2020).

  • Paula Guerra, Universidade do Porto

    Paula Guerra é Professora de Sociologia na Universidade do Porto e investigadora no Instituto de Sociologia da mesma universidade. É Professora Adjunta Associada do Griffith Center for Social and Cultural Research na Austrália. É fundadora e coordenadora do Projecto KISMIF, co-coordenadora da Internacional Conference KISMIF e co-fundadora e co-coordenadora da Rede de Sociologia da Cultura e das Artes "Todas as Artes". É coautora, entre outros, dos livros DIY Cultures and Underground Music Scenes (Routledge, 2018), Punk Reader. Research Transmissions from the Local and the Global (Intellect, 2019), Punk, Fanzines and DIY Cultures in a Global World. Fast, Furious and Xerox (Palgrave, 2020) e Trans-Global Punk Scenes. The Punk Reader Volume 2 (Intellect, 2021).

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Esthétique et théorie du roman. Paris: Gallimard, 2001.

BAL, Mieke. Travelling Concepts in the Humanities. A Rough Guide. Toronto, Buffalo, Londres: University of Toronto Press, 2002.

BARDIN, Laurence. Análise de conteúdo. Lisboa: Edições 70, 1979.

BERKERS, Pauwke; SCHAAP, Julian. Gender Inequality in Metal Music Production. Londres: Emerald Publishing Limited, 2018.

BUTLER, Judith. Gender Trouble. Feminism and the Subversion of Identity. Nova York: Routledge, 1999.

CHADWIC, Witney. Women, Art and Society. 4a ed. Londres: Thames & Hudson, 2007.

FRITH, Simon. Music and Identity. In HALL, Stuart; DY GAY, Paul. (eds). Questions of Cultural Identity. Londres: Sage Publications, 1996, pp. 108-127.

GONÇALVES, Fernando do N. Arte, ativismo e tecnologias de comunicação nas práticas políticas contemporâneas. Contemporânea, vol. 10, n. 2, 2012, pp. 178-193.

GUERRA, Paula. Gender is Dead, Pink is 4Ever: Gender, Differences and Popular Cultures. Keep It Simple, Make It Fast. Porto: Universidade do Porto, 2018.

GUERRA, Paula; OLIVEIRA, Ana. Heart of glass: Gender and Domination in the Early Days of Punk in Portugal. In VILOTIJEVIC, Marija Dumnic; MEDIC, Ivana (eds). Contemporary Popular Music Studies. Wiesbaden, Reino Unido: Springer, 2019, pp. 127-136.

GUERRA, Paula. Nothing Is Forever: um ensaio sobre as artes urbanas de Miguel Januário±MaisMenos±. Horizontes antropológicos, vol. 25, n. 55, 2019, pp. 19-49.

GUERRA, Paula. Women, Migrations and Rock Without Borders. Cahiers du MIMMOC. Mémoire(s), identité(s), marginalité(s) dans le monde occidental contemporain, vol. 21, colocado em linha em 15 de agosto de 2020. Disponível em: http://journals.openedition.org/mimmoc/4458 . Acesso em: 18 ago. 2020.

GUERRA, Paula et al. Women on the Move. Contributions to the Aesthetic- Political Activism Approach of Brazilian Migrant Women. Cahiers du MIMMOC. Mémoire(s), identité(s), marginalité(s) dans le monde occidental contemporain, vol. 21, colocado em linha 17 agosto 2020. Disponível em: http:// journals.openedition.org/mimmoc/5403. Acesso em: 18 ago. 2020.

GUERRA, Paula. So Close Yet So Far: DIY Cultures in Portugal and Brazil. Cultural Trends, vol. 30, 2021. Disponível em: https://doi.org/10.1080/09548963 .2021.1877085 . Acesso em: https://www.tandfonline.com/doi/abs/10.1080/095 48963.2021.1877085

JONES, Amelia. The Sexual Politics of the Dinner Party. In BROUDE, Norma; GARRARD, Mary D. (eds). Reclaiming Female Agency: Feminist Art History After Postmodernism. Berkeley: University of California Press, 2005.

LANGMAN, Lauren. Punk Porn and Resistance. Current Sociology, vol. 56, n. 4, 2008, pp. 657-677.

MCROBBIE, Angela. Settling Accounts with Subcultures: A Feminist Critique. Screen Education, vol. 34, 1980, pp. 37-49.

MCROBBIE, Angela. The Aftermath of Feminism: Gender, Culture and Social Change. Londres: Sage, 2009.

MOUFFE, Chantal. The Democratic Paradox. Londres: Verso, 2000.

PIANO, Doreen. Resisting Subjects: DIY Feminism and the Politics of Style in Subcultural Production. In MUGGLETON, David; WEINZIERL, Rupert (orgs.). The Post-Subcultures Reader. Oxford, Reino Unido: Berg, 2003, pp. 253-265.

POLLOCK, Griselda; TURVEY-SARON, Victoria (ed.). The Sacred and theFeminine: Imagination and Sexual Difference (New Encounters: Arts, Cultures, Concepts). Londres: I.B.Tauris & Co. Ltd, 2014.

RAINE, Sarah; STRONG, Catherine. Towards Gender Equality in the Music Industry. Education, Practice and Strategies for Change. Londres: Bloomsbury, 2019.

RANCIÉRE, Jacques. A partilha do sensível. Estética e política. São Paulo: Editora 34, 2015.

SEGATO, Rita L. Território, soberania e crimes de segundo Estado: a escritura nos corpos das mulheres de Ciudad Juarez. Estudos Feministas, Florianópolis, vol. 13. n. 2, mai.-ago. 2005, pp. 265-285.

USSHER, Jane. Fantasies of Femininity: Reframing the Boundaries of Sex. New Brunswick. Nova Jérsei: Rutgers University Press, 1997.

VICENTE, Felipa L. Arte sem história - mulheres artistas (Sécs. XVI-XVIII). ARTIS - Revista do Instituto de História da Arte, Lisboa, n.4, 2005, pp. 205-242.

VICENTE, Felipa L. Porque é que não houve grandes mulheres artistas. Revista Faces de Eva. ESTUDOS SOBRE A MULHER, n. 39, 2018, pp.183-189.

WRAY, Tim. The Queer Gaze. Wissenschaftliche Zeitschrift der Bauhaus- Universität Weimar, 4, 2003, pp. 69-73.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Como Citar

Procurando Diva no Sul Global: feminismo, arte e política. (2021). ARS (São Paulo), 19(42), 834-893. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.183784