Os atos performativos e a construção dos acontecimentos na performance

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.184660

Palavras-chave:

Ação, Acontecimento, Enunciados performativos, Performance, Simulação

Resumo

O objetivo deste artigo é relacionar teorias filosóficas sobre os “enunciados performativos” às obras Leap into the void, de Yves Klein, e Action Pants: Genital Panic, de VALIE EXPORT, para analisar formas distintas com que são acionados os acontecimentos na performance. De acordo com as teorias sobre enunciados performativos de John Austin e Jacques Derrida, é possível estabelecer o poder que tem o artista para definir o real por meio de seus discursos visuais e  ialéticos, quando a ação se estrutura a partir de uma documentação previamente criada, tida como real e legítima pela instituição de arte. Tal como fica claro nas obras de Klein e EXPORT a partir do trânsito difuso de uma performance simulada e de uma performance realizada em um “agora”.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Andrés Felipe Restrepo Suárez, Universidade Estadual Paulista (UNESP), Brasil

    Andrés Felipe Restrepo Suárez nasceu na Colômbia. Em 2012, realizou um intercâmbio acadêmico na Universidade de São Paulo (USP). No ano de 2014, finalizou seu bacharelado em “Maestro en artes plásticas" na Universidad de Caldas, Colômbia. Em 2020, começou os estudos de pós-graduação no Instituto de Artes da Universidade Estadual Paulista (IA-UNESP) na linha de Processos e Procedimentos Artísticos. Suárez tem participado em diferentes residências de artistas nacionais e internacionais, além de múltiplas exposições coletivas e individuais, bienais, salões regionais e nacionais.

Referências

AGAMBEN, Giorgio. Qué es un dispositivo. Seguido de El amigo y La Iglesia y el Reino. Primera edición. Buenos Aires: Adriana Hidalgo, 2014.

ALBARRÁN, Juan. Performance y arte contemporáneo, discurso, práctica, problemas. Primera edición. Madrid: Catedra, 2019.

AUSTIN, J. Como hacer cosas con palabras. Recuperado de www.philosophia.cl/. Escuela de Filosofía Universidad ARCIS. 1962.

BISHOP, Claire. Infiernos artificiales, arte participativo y políticas de la espectadora. Primera edición. Ciudad de Mexico: Taller de ediciones económicas, 2019.

DERRIDA, Jacques. Cierta posibilidad imposible de decir el acontecimiento / trad. Julia Santos Guerrer. 1977. Edición digital, 2009. Disponible en: http://culturapublicaygratuita.blogspot.com/. Visitado en: mar. 2020.

DERRIDA, Jacques. Márgenes de la filosofía. Segunda edición. Madrid: Ediciones Catedra (Teorema), 1994.

GOLDBERG, RoseLee. Performance, Live Art 1909 to the Present. Primera edición. New York: Editorial Harry N. Abrams, 1979.

JONES, Amelia; HEATHFIELD, Adrian. Perform repeat Record. Live Art in History. Primera edicion. Chicago: Intellect Ltd., 2012.

SCHIMMEL, Paul; STILES, Kristine. Out of action: Between performance and object, 1949-1979. Los Angeles, California: Museum of Contemporary Art, 1998.

ŽIŽEK, Slajov. Acontecimento. Uma viagem filosófica a través de um conceito. Primera edición. Rio de Janeiro: Editora Zahar, 2017.

BIBLIOGRAFÍA ADICIONAL

BADIOU, Allan. Em busca do real perdido. Primera edición. Belo Horizonte:

Autentica, 2017.

GROYS, Boris. Volverse público, la transformación del arte en el ágora contemporánea. Primera edición. Buenos Aires: Caja Negra Editora, 2018.

OLIVEIRA, Fabio. Mentiras de artistas, arte (e tecnologia) que nos engana para repensarmos o mundo. Primera edición. São Paulo: Cosmogonías eléctrica, 2015.

PHELAN, Peggy. Unmarked. Politics of Performance. Segunda edición. Nueva York: Editora Routledge, 1993.

TAYLOR, Diana. Performance. Primera edición. Buenos Aires: Asunto Impreso Ediciones, 2015.

TAYLOR, Diana. El archivo y el repertorio, la memoria cultural. Performática en las américas. Primera edición. Santiago de Chile: Ediciones Universidad Alberto Hurtado, 2017.

WARR, Tracy. El cuerpo del artista. Primera edición Madrid: Phaidon Press Limited, 2011.

Publicado

2021-11-29

Como Citar

Os atos performativos e a construção dos acontecimentos na performance. (2021). ARS (São Paulo), 19(42), 1087-1119. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.184660