De volta à caverna de Platão: notas sobre exposições imersivas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.185248

Palavras-chave:

Exposições imersivas, Atelier des Lumières, Cubo branco, Patrocínio, Redes sociais

Resumo

O artigo aborda a concepção de exposição imersiva como vertente em expansão da arte digital contemporânea, cuja proposta é oferecer experiências intensas em ambientes multissensoriais que pretendem envolver o visitante por completo. Tanto obras inéditas, concebidas em vista de tais tecnologias, quanto pinturas de nomes canônicos da história da arte podem ser apresentadas pelas imersivas. Levando em conta um histórico de experiências de intensificação sensorial associadas a espaços expositivos, o artigo propõe que as imersivas sejam entendidas por contraste com a concepção do cubo branco, o que permite situá-las diante de questões pertinentes ao meio artístico contemporâneo como um todo, do patrocínio corporativo ao sucesso de público mediado pelas redes sociais.

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Biografia do Autor

  • Priscila Sacchettin, Universidade de São Paulo. Instituto de Estudos Brasileiros

    Priscila Sacchettin é pós-doutoranda no Instituto de Estudos Brasileiros da Universidade de São Paulo (IEB-USP) e professora de cursos livres. Doutora em história da arte pela Unicamp, possui graduação e mestrado em filosofia pela USP. Curadora das exposições “Gilvan Samico: primeiras estórias” (Centro Universitário Maria Antonia-USP, 2012), “Contemporary Brazilian Printmaking” (International Print Center New York, 2014) e “Maria Bonomi: o elogio da xilo” (Unicamp, 2014). Foi colunista no blog do Correio IMS (Instituto Moreira Salles), com a seção Cartas na Pintura, voltada para a divulgação da história da arte, além de assistente de curadoria de artes visuais no Instituto Moreira Salles (IMS) e redatora da Enciclopédia de Artes Visuais do Itaú Cultural.

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Publicado

2021-11-29

Como Citar

De volta à caverna de Platão: notas sobre exposições imersivas. (2021). ARS (São Paulo), 19(42), 691-739. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.185248