Modernismo global: um olhar a partir de Nova York

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.186872

Palavras-chave:

Eurocentrismo, Global, Moderno, Contemporâneo, Pós-colonial

Resumo

Enquanto crítico de arte, historiador e curador cuja carreira iniciou-se em Nova York em 1980, eu cumpri uma longa jornada da minha formação eurocêntrica à minha atual orientação global como autor e docente. Essa mudança foi motivada pelo meu envolvimento com a arte contemporânea: seu caráter “pós-moderno” a torna inerentemente mais aberta à perspectiva pós-colonial. A criação de uma história global do modernismo de 1870 a 1970 ainda é um desafio, no entanto. A narrativa convencional da arte moderna como uma série de inovações formais está assentada de modo incontornável na Europa e América do Norte. A história do modernismo global precisa, ao invés disso, abordar a arte moderna como uma série de respostas à mudança econômica, social e política.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Pepe Karmel, New York University

    Pepe Karmel teaches in the Department of Art History, New York University. His book, Picasso and the Invention of Cubism, was published by Yale University Press in 2003. He has curated or co-curated numerous exhibitions, including "Robert Morris: Felt Works" (Grey Art Gallery, 1989), "Jackson Pollock" (MoMA, 1998), "The Age of Picasso" (Fundacion Botin, 2004), "Conceptual Abstraction" (Hunter College Gallery, 2012) and "Dialogues with Picasso" (Museo Picasso Málaga, 2020-23). He has contributed to many exhibition catalogues and has written for publications including Art in America and The New York Times. His new book, Abstract Art: A Global History, was recently published by Thames & Hudson.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Como Citar

Modernismo global: um olhar a partir de Nova York. (2021). ARS (São Paulo), 19(42), 140-171. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.186872