“Sobra o que sempre existiu”: arte moderna e ecologia no Brasil

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.187541

Palavras-chave:

Arte e ecologia no Brasil, Arte moderna brasileira, Artes ambientais

Resumo

A partir da reflexão sobre problemas ambientais recentes no Brasil, o artigo investiga a relação entre arte e pensamento ecológico no país nos séculos XIX e XX. A primeira parte do artigo fala da representação da natureza tropical e de como essas imagens, disseminadas globalmente a partir do século XIX, foram responsáveis pela transformação da natureza brasileira em uma paisagem. A segunda lida com a questão da relação entre natureza local e tradições populares ou vernáculas, que funcionariam como fontes para o pensamento ecológico desenvolvido por artistas modernos brasileiros.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Vera Beatriz Siqueira, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Vera Beatriz Siqueira é Professora associada do Instituto de Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro; pesquisadora do CNPq; coordenadora da área de Artes na Capes (2018-2022).

Referências

ANDRADE, Mário. Aspectos da Música Brasileira. In Anais do I Congresso da Língua Nacional Cantada. São Paulo: Departamento de Cultura do Município de São Paulo, 1938.

BENTO, Antonio. A retrospectiva Volpi: mestre da pintura popular. Diário Carioca, Rio de Janeiro, 16 jun. 1957, p. 6.

BRASIL JR, Antônio. “Alfredo Volpi na Berlinda”: crítica de arte e projetos estéticos concorrentes. Teoria e Cultura. Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais - UFJF v. 14 n. 1, jun. 2019, pp. 14-30.

BRITO, Ronaldo. Pós, pré, quase ou anti? In BRITO, Ronaldo. Experiência crítica. São Paulo: Cosac Naify, 2005.

CILDO Meireles. Catálogo de exposição. Barcelona: MACBA, 2009.

GULLAR, Ferreira. Volpi. Mestre brasileiro. Suplemento Dominical do Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 16 jun. 1957, p. 9.

HOMENAGEM a Volpi. O Jornal. Rio de Janeiro, abril de 1959.

MARCONE, Jorge. Jungle Fever: the Ecology of Disillusion in Spanish American Literature. Series Encuentros. Washington (DC): IDB Cultural Center, 2007.

MATTOS, Claudia. A pintura de paisagem entre arte e ciência: Goethe, Hackert e Humboldt. Revista Terceira Margem, ano VIII, n.10, 2004, pp. 152-169.

MEIRELES, Cildo. Cruzeiro do Sul. Information. Catálogo de exposição. Nova York: MoMA, 1970.

PEDROSA, Mario. Introdução a Volpi. Jornal do Brasil. Rio de Janeiro, 2 jun. 1957, p. 9.

PORTINARI of Brazil. Catálogo da exposição. Nova York: MoMA, 1940.

SEAVITT NORDENSON, Catherine. Depositions: Roberto Burle Marx and Public Landscapes under Dictatorship. Austin: University of Texas Press, 2018.

SIQUEIRA, Vera Beatriz. A floresta geométrica de Paul Claudel: fronteira entre dois mundos. ARS (São Paulo), 2017, vol. 15, n. 31, pp. 55-84.

STEPAN, Nancy Leys. Picturing Tropical Nature. Londres: Reaktion Books, 2001.

WOOLF, Virginia. A viagem. São Paulo: Novo Século, 2008.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Como Citar

“Sobra o que sempre existiu”: arte moderna e ecologia no Brasil. (2021). ARS (São Paulo), 19(42), 481-527. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.187541