Pensar contra si: tarefa aos historiadores da arte hoje

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.191652

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Sônia Salzstein, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Sônia Salzstein é Professora Titular de História da Arte Moderna e Contemporânea e de Teoria da Arte na ECA/USP e no Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais na mesma instituição. Na universidade, organizou cursos e simpósios internacionais, entre os quais o "Simpósio Internacional Picasso: Outros critérios", e cursos de curta duração. Publicou diversos estudos sobre arte moderna e arte e cultura contemporâneas em publicações como Manet/Georges Bataille (2020); Picassian Signs in Transit: Brazilian Art in The 20th Century (2020); Pop Art and Vernacular Culture (2007), Alfredo Volpi (2000), Mira Schendel/No vazio do mundo (1997), além de ter organizado Diálogos com Iberê Camargo (2003) e a coletânea Matisse/Imaginação, erotismo, visão decorativa (2009). Entre 2006 e 2010, trabalhou como editora na Cosac Naify, onde dirigiu coleção dedicada à arte moderna e contemporânea. É editora da revista Ars, do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da ECA-USP.

Referências

ADORNO, Theodor. Dialética negativa. Rio de Janeiro: Zahar, 2009.

ALPERS, Svetlana. The Vexations of Art: Velázquez and Others. New Haven e Londres: Yale University Press, 2005.

BAUDELAIRE, Charles. O pintor da vida moderna. In BAUDELAIRE, Charles. Poesia e prosa. Rio de Janeiro: Nova Aguilar, 2006, pp. 851-881.

CLARK, T.J. At the Barbican: Lee Krasner, London Review of Books, vol. 41, n. 16, 14 de agosto de 2019.

CRARY, Jonathan. Suspensões da percepção: atenção, espetáculo e cultura moderna. São Paulo: Cosac & Naify, 2013.

DA VINCI, Leonardo. On Painting. In SUH, H. Anna (ed.). Leonardo’s Notebooks: Writing and Art of the Great Master. Nova York: Black Dog & Leventhal Publishers, 2006.

ETTLINGER, L. D. German Expressionism and Primitive Art, The Burlington Magazine, vol. 110, n. 781, abr. 1968, pp. 191-192+194-201.

FABIAN, Johannes. Time and the Other. Nova York: Columbia University, 1983.

FOSTER, Hal. ‘Primitive’ Scenes, Critical Inquiry, vol. 20, n. 1 (outono 1993), pp. 69-102.

FRASER, Nancy. Rethinking the Public Sphere: A Contribution to the Critique of Actually Existing Democracy, Social Text, n. 25/26, 1990, pp. 56-80;

FRASER, Nancy et. al. Transnationalizing the Public Sphere. Cambridge, Cambridgeshire: Polity Press, 2014.

FREUD, Sigmund. Obras completas, volume 11: totem e tabu, contribuição à história do movimento psicanalítico e outros textos. São Paulo: Companhia das Letras, 2012, pp. 13-244.

GEDO, Mary Mathews. Art as Exorcism: Picasso's 'Demoiselles d'Avignon', Arts, LV (outubro 1980), pp. 70-78.

GOMBRICH, Ernst. Aby Warburg: An Intellectual Biography. Londres: The Warburg Institute, 1970.

GRAW, Isabele. Quando a vida sai para trabalhar: Andy Warhol. ARS (São Paulo), vol. 15, n. 29, 2017, pp. 244-261.

GREENBERG, Clement. Vanguarda e kitsch. In GREENBERG, Clement. Arte e cultura:

Ensaios críticos. São Paulo: Editora Ática, 1996, pp. 22-39.

JONES, Owen. A gramática do ornamento. São Paulo: Editora SENAC, 2010.

KRAUSS, Rosalind. In the Name of Picasso, October, vol. 16 (primavera 1981), pp. 5-22.

MALRAUX, André. Museum Without Walls. St. Albans, Inglaterra: Granada Publishing, 1974.

MONTAIGNE, Michel de. Sur les cannibales. In MONTAIGNE, Michel de. Essais, livre I, 1580. Paris: Éditions Honoré Champion (em francês moderno), 1989, pp. 224-225.

MULVEY, Laura. Visual Pleasure and Narrative Cinema. Screen, vol. 16, n. 3 (outono 1975), pp. 6-18.

NELSON, Robert; SHIFF, Richard. Critical Terms for Art History. Chicago e Londres: The University of Chicago Press, 2003.

NOCHLIN, Linda. Why There Have Been No Great Women Artists, ARTnews, janeiro 1971.

OCTOBER, vol. 107 - Carl Einstein (inverno 2004).

PREZIOSI, Donald; FARAGO, Claire. Introduction: Building Shared Imaginaires/Effacing Otterness. In PREZIOSI, Donald; FARAGO, Claire (ed.). Grasping the World: The Idea of the Museum. Londres e Nova York: Routledge, 2018, pp. 229-230.

RAMPLEY, Matthew. The Viena School of Art History: Empire and The Politics of Scholarship, 1847-1918. Pennsylvania Park: The Pennsylvania State University, 2003.

ROSENBERG, Harold. The American Action Painters. Art News, n. 51, dezembro 1952, pp. 22-23, 48-50.

RUBIN, William (ed.). ‘Primitivism’ in 20th Century Art: Affinity of the Tribal and the Modern. Nova York: The Museum of Modern Art, 1984.

SEMPER, Gottfried. Estilo nas artes técnicas e tectônicas; ou Estética prática. Los Angeles: Getty Trust, 2006.

VALÉRY, Paul. O Problema dos museus. ARS (São Paulo), vol. 6, n. 12, 2008, pp. 31-34.

WOOD, Christopher (ed.). The Vienna School Reader: Politics and Art Historical Method in the 1930s. Nova York: Zone Books, 2003.

WORRINGER, Wilhelm. Abstraction and Empathy: A Contribution to the Psychology of Style. Chicago: Ivan R. Dee, Publisher, 1997.

ZEIDLER, Sebastian. Totality, October, vol. 107 (inverno 2004), pp. 116-121.

FILMES

As estátuas também morrem (1953), Chris Marker e Alain Resnais, França. Picasso à Vallauris

(1957), Luciano Emmer, França. Visit to Picasso (1949), Paul Haesaert, Bélgica.

Downloads

Publicado

2021-11-29

Como Citar

Pensar contra si: tarefa aos historiadores da arte hoje. (2021). ARS (São Paulo), 19(42), 12-65. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.191652