A dança de Teseu

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.200150

Palavras-chave:

Estética (Arte) (Arquitetura), Labirinto, Forma (Estética), Arte, Estatuária da Antiguidade

Resumo

Hubert Damisch (1928-2017) foi um filósofo francês especializado em estética e história da arte que trabalhou como professor da École des Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS) em Paris, entre os anos de 1975-1986. “A dança de Teseu” foi publicado na revista Tel Quel no verão de 1966 em uma edição que contou com a participação de importantes pensadores franceses da época, entre eles Jacques Derrida. O texto “A dança de Teseu” configurou-se como referência para as análises estéticas que envolvem discussões em arquitetura, e suas interpretações para o mito instigaram o surgimento de obras que aprofundaram e ampliaram a importância da compreensão da influência que a personagem mitológica de Dédalo teve para o ofício de projetação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Hubert Damish, École des Hautes Études
    Hubert Damisch (Praga, 1928 – Paris, 2017) foi um filósofo francês especializado em estética e história da arte que trabalhou como professor da École des Hautes Études em Sciences Sociales (EHESS) em Paris, entre os anos de 1974-1986. Se doutorou em filosofia em 1970, tendo estudado com Merleau-Ponty e Pierre Francastel. Seus cursos foram ponto de referência para pesquisadores descontentes com os métodos conservadores que marcavam o ensino da história da arte nas universidades francesas. Junto à École, fundou o Centre d’histoire et de théorie des arts, no qual colaboraram, entre outros, historiadores da arte como Louis Marin e Daniel Arasse. Ensinou em diversas universidades norte-americanas, como Yale, Cornell, Columbia, California, Berkeley e John Hopkins. (fonte da biografia de Hubert Damish: SALZSTEIN, 2018). 
  • Claudia Afonso, Universidade de Brasília

    Claudia Afonso é doutoranda em arquitetura e urbanismo (FAU/UnB), mestre em Arquitetura e Urbanismo (UnB, 2019) e engenheira eletricista (UnB, 2000). Professora Colaboradora Voluntária do Departamento de Teoria, História e Crítica da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília desde 2020 atuando nas disciplinas de estética e história da arte e em orientações de alunas na disciplina de Ensaio Teórico. Membro do Núcleo de Estética, Hermenêutica e Semiótica - NEHS (PPGFAU/UnB) e da Associação Brasileira de Estética - ABRE. Integra a equipe de pesquisa coordenada pelo prof. Dr. Luciano Coutinho no projeto de pesquisa "Arquitetura e Psiquê" e sua pesquisa de doutoramento está relacionada à essência criativa humana nos projetos arquitetônicos, discutindo a relação entre o salto criativo e as emoções sob os âmbitos da filosofia e da neuroestética aplicada à arquitetura.

Referências

CLAVIER, Étienne. Bibliothèque d'Apollodore l'Athénien - Traduction Nouvelle. Paris: Imprimerie de Delance et Lesueur, 1805.

COUTINHO, Luciano. Educação arquitetônica da humanidade. Brasília: Tanto Mar Editores, 2021.

FRONTISI-DUCROUX, Françoise. Dédale: mythologie de l'artisan en grèce ancienne. Paris: François Maspero, 1975.

PÉREZ-GÓMEZ, Alberto. The Myth of Dedalus: On the Architect' s métier. In Timely Meditations: Selected Essays on Architecture - Volume 1. Montreal: RightAngleInternational, 2016, p. 1-22.

PLATON. Euthyphron / trad. Luis-André Dorion. In BRISSON, Luc (org). Platon - oeuvres complètes. Paris: Éditions Flammarion, 2008, p. 393-414.

RICHTER, Gisela M.A. Kouroi: Archaic Greek Youth. New York: Phaidon Publishers INC., 1970.

SALZSTEIN, Sônia. Passagens: Hubert Damisch. ARS, São Paulo, vol. 16, n. 32, p. 29-35, 2018. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/ars/article/view/143599. Acesso em: 7 jul. 2022.

Downloads

Publicado

2023-04-30

Edição

Seção

Traduções