A condição do exílio: a permanência de David Perlov por detrás da imagem em Diary 1973-1983

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.201112

Palavras-chave:

Diary 1973 - 1983, Diário fílmico, Exílio, Narração, Imagem

Resumo

O texto propõe pensar a condição do exílio na obra Diary 1973-1983 de David Perlov, cineasta brasileiro radicado em Israel, para além de sua concepção usual (a de um recolhimento do cineasta para dentro de seu próprio apartamento, de onde produziria as primeiras imagens de seu diário fílmico). Tomando como ponto de partida o sentimento de estrangeirismo que o cineasta carregava e seu anunciado desejo de documentar o cotidiano (os fatos e nada mais), apresento um exílio de outra natureza que se caracteriza como um recolhimento para detrás da imagem, ou, ainda, para um espaço-tempo metafísico entre imagem e espectadores.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriel Fampa, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Gabriel Fampa é artista e pesquisador. Doutorando em Artes Visuais pelo Programa de Pós-Graduação em Artes da UERJ, é mestre pelo Programa de Pós-graduação em Artes Visuais da EBA/UFRJ e graduado em Ciências Sociais pelo IFCS/UFRJ. Em sua pesquisa de mestrado, investigou a obra cinematográfica Diary 1973-1983, diário fílmico do cineasta brasileiro David Perlov, radicado em Israel aos 28 anos de idade.

Referências

BENJAMIN, Walter. O Narrador. Considerações sobre a obra de Nikolai Leskov. In Obras escolhidas I. Magia e técnica, arte e política: ensaios sobre literatura e história da cultura. São Paulo: Brasiliense, 1987.

FAMPA, Gabriel. A condição do exílio. 2018. Dissertação (Mestrado em Linguagens Visuais). Escola de Belas Artes –Universidade Federal do Rio de Janeiro. Rio de Janeiro. 2018.

FELDMAN, Ilana. As janelas de David Perlov: autobiografia, luto e política. In Arquivo Maaravi: Revista Digital de Estudos Judaicos da UFMG, vol. 11, n. 20, 2017. Disponível em: https://9h.fit/SmN3OE. Acesso em: 2 ago. 2022.

FELDMAN, Ilana. David Perlov: epifanias do cotidiano. In FELDMAN, Ilana; MOURÃO, Patrícia (org.) David Perlov: epifanias do cotidiano. São Paulo: Centro da Cultura Judaica, 2011.

HALKIN, Talya. The Diary of David Perlov. The Jerusalem Post, 23 out. 2003. Disponível em: http://davidperlov.com/text/The_Diary_of_David_Perlov.pdf. Acesso em: 2 ago. 2022.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Quando as imagens tomam posição – O olho da história, I. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2017.

LAGOS LABBÉ, Paola. Viajes de ida y retorno entre la pertenencia y el desarraigo. La construcción narrativa del hogar y la identidad en los diarios cinemautobiográficos de David Perlov. Revista Internacional de Comunicación Audiovisual, Publicidad y Estudios Culturales, n. 10, p. 531-546, 2012.

PERLOV, David. My Diaries. 2004. Disponível em: http://davidperlov.com/text/My_Diaries.pdf. Acesso em: 25 mai. 2023.

Downloads

Publicado

2023-12-08

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A condição do exílio: a permanência de David Perlov por detrás da imagem em Diary 1973-1983. (2023). ARS (São Paulo), 21(49), 415-454. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2023.201112