As propostas experimentais e políticas de Paulo Herkenhoff

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DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2022.202033

Palavras-chave:

Arte experimental, Conceitualismos, Desmaterialização, Performance, Arte política, Paulo Herkenhoff

Resumo

Este texto reflete sobre algumas propostas experimentais produzidas nos anos 1970 e início de 1980 pelo artista Paulo Herkenhoff (1949), que recorreu aos jornais para criar ações efêmeras e performáticas, de conotação sociopolítica, em que recodifica imagens fotográficas e manchetes encontradas nesses periódicos por meio de interferências sobre esse material. A partir dos textos publicados na imprensa, o texto discorre, ainda, sobre o posicionamento da crítica de arte diante dessas proposições reveladoras da ousadia criativa e do senso crítico do artista, ao ironizar, de maneira desafiadora e bem-humorada, a falta de liberdade, a repressão militar e a interferência da censura na mídia e nas artes, atuando muitas vezes com a presença do público, posicionado diante da câmera de videoteipe.

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Biografia do Autor

  • Almerinda da Silva Lopes, Universidade Federal do Espírito Santo

    Almerinda Lopes é professora titular da Universidade Federal do Espírito Santo e Pesquisadora de Produtividade do CNPq. Atua nos Programas de Pós-Graduação em Artes (PPGA) e em História (PPGHIS), investigando a arte conceitual na América Latina, no período da repressão militar. É mestre em História da Arte pela ECA/USP e Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, com bolsa-sanduíche na Universidade de Paris I, onde também realizou estágio pós-doutoral em Ciências da Arte.  

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

As propostas experimentais e políticas de Paulo Herkenhoff. (2022). ARS (São Paulo), 20(46), 377-439. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2022.202033

Dados de financiamento