Entre a atenção e o devaneio: Cézanne tardio e a visualidade que emerge no limiar do século XX

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2022.204338

Palavras-chave:

Visualidade, Cézanne tardio, Desestabilização, Atenção

Resumo

Este artigo propõe uma reflexão acerca do papel emblemático que o Cézanne tardio veio a assumir mediante a visualidade que emerge no limiar do século XX. Após uma breve descrição sobre o viés teórico aqui adotado (história da visualidade), delineio o modo pelo qual a obra tardia de Cézanne pretendia demonstrar uma continuidade entre a atenção e o devaneio, ainda que por meio de uma desestabilização paradigmática da visão. Por fim, argumento que tal desestabilização assinala duas instâncias distintas: de um lado, alude a um modelo iminente de automatismo passivo da visão; de outro, suscita novas possibilidades perceptivas pautadas na singularidade irrepetível da visão.

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Biografia do Autor

  • Marcos Namba Beccari, Universidade Federal do Paraná

    Marcos Namba Beccari é Professor do Setor de Artes, Comunicação e Design da UFPR. Doutor em Educação pela USP. Pesquisador do Laboratório de Design, Epistemologia e Moralidade da ESDI/UERJ.

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Publicado

2022-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Entre a atenção e o devaneio: Cézanne tardio e a visualidade que emerge no limiar do século XX. (2022). ARS (São Paulo), 20(46), 492-527. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2022.204338