Limite: Sinfonia do sentimento
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-53202008000200006Palavras-chave:
cinema, video, digital, experimentação, máquinas audiovisuaisResumo
Limite. Sinfonia do sentimento é uma análise comparativa entre duas obras que marcam a história do cinema na América Latina. O filme "Limite" de Mário Peixoto (1931) e "Perón Sinfonia del Sentimiento" de Leonardo Favio (1998) são interpretados a partir de nossa atualidade, primeira década do terceiro milênio, momento crítico, frente ao desaparecimento dos suportes analógicos fundamentais do cinema e do vídeo. A partir de um presente onde predomina a uniformidade expressiva e a máquina digital, retomam-se os valores de mise en scéne de ambos os projetos experimentais realizados por dois dos mais importantes diretores da história do cinema do continente. O contraste entre os usos do fílmico, do vídeo, e da pós-produção digital permitem uma leitura do uso criativo de diversos suportes audiovisuais a partir da tensão que estabelecem esses grandes criadores, entre máquina e imaginário. Atualmente produzir cinema na América Latina continua sendo uma tarefa complexa, dolorosa e titânica. Peixoto e Favio são referências permanentes no processo de uma escritura poética em audiovisual confrontada com os modelos do espetáculo predominante nos meios de massa.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
É responsabilidade dos autores a obtenção da permissão por escrito para usar em seus artigos materiais protegidos por lei de Direitos Autorais. A revista Ars não é responsável por quebras de Direitos Autorais feitas por seus colaboradores.
Os autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho licenciado sob Licença Creative Commons do tipo CC-BY.
Os licenciados têm o direito de copiar, distribuir, exibir e executar a obra e fazer trabalhos derivados dela, inclusive para fins comerciais, conquanto deem os devidos créditos ao autor ou licenciador, na maneira especificada por estes.
O licenciado se compromete a oferecer os créditos apropriados, o link para acesso à licença e a informar caso qualquer alteração no material original tenha sido feita.
Conquanto respeitados os termos da licença, não é permitida ao licenciador/autor a revogação dessas condições.
Após a publicação dos artigos, os autores permanecem com os direitos autorais e de republicação do texto, sendo permitida sua publicação posterior exclusivamente em livros inéditos e coletâneas.