Uma obra para museu
DOI:
https://doi.org/10.1590/S1678-53202009000100010Palavras-chave:
Cildo Meireles, Rubens Mano, museu, instituição, arte contemporânea brasileiraResumo
Por meio da análise de duas obras de arte: "Inserções em circuitos ideológicos: Projeto Coca-Cola" (1970), de Cildo Meireles e "contemplação suspensa" (2009), de Rubens Mano, o texto busca investigar o papel do museu de arte hoje. Ambos os artistas têm trajetórias marcadas por uma reflexão sobre a expansão do circuito da arte, para além do público e dos locais convencionais, buscando, cada um a seu modo, inserir a arte no fluxo da cidade. Contudo, algumas de suas obras têm como destino final o museu e comentam a situação da instituição, seu papel regulador, o estatuto da obra de arte e as possibilidades de haver uma experiência radical no interior desses ambientes. Trata-se de refletir sobre a situação e o funcionamento dos museus à luz de duas propostas artísticas diferentes.Downloads
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