O Processo do Rei: a história no palco do cinema

Autores

  • Mirian Tavares UFBA; FACOM

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-53202011000100008

Palavras-chave:

cinema, teatro, encenação, barroco, mise-en-cadre

Resumo

Este texto discute as relações entre o cinema e o teatro a partir do conceito de mise en scéne. O que aproxima, e distancia, essas duas formas artísticas? De que maneira o cinema, ao longo da sua história, construiu a sua própria mise en scéne, recorrendo, sobretudo, à montagem? Para aprofundar as questões levantadas pelo texto, irei analisar o filme O Processo do Rei (1990), de João Mário Grilo. Baseado no processo contra D. Afonso VI, o realizador conseguiu ser fiel ao tempo histórico, o séc. XVII, mas também profundamente contemporâneo, explorando aspectos eternos e cíclicos da própria história. O cinema, nesse filme, funciona como um palco onde a história revela a encenação que os livros de história costumam ocultar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2011-01-01

Edição

Seção

Arte, tecnologia e novas mídias

Como Citar

Tavares, M. (2011). O Processo do Rei: a história no palco do cinema . ARS (São Paulo), 9(17), 116-129. https://doi.org/10.1590/S1678-53202011000100008