Respingos na parada modernista: a invasão fracassada da arte abstrata no Brasil, 1947-1948

Autores

  • Serge Guilbaut

DOI:

https://doi.org/10.1590/S1678-53202011000200010

Palavras-chave:

modernismo, arte moderna, museus de arte moderna, abstração, política internacional, Léon Degand

Resumo

Tendo como pano de fundo não apenas os acontecimentos mas também os discursos que cercaram a criação do primeiro museu de arte moderna no Brasil, este ensaio pretende analisar as possíveis conexões da formação de um acervo de arte atento às ideias de "moderno" e de "abstrato" com a emergência de uma sociedade urbana no país e com certos interesses de política internacional durante a Guerra Fria.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Downloads

Publicado

2011-01-01

Edição

Seção

Arte, tecnologia e novas mídias

Como Citar

Respingos na parada modernista: a invasão fracassada da arte abstrata no Brasil, 1947-1948 . (2011). ARS (São Paulo), 9(18), 148-173. https://doi.org/10.1590/S1678-53202011000200010