Ensino de arte: um olhar para os espelhos retrovisores

  • Giovana Bianca Darolt Hillesheim
  • Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva
  • Sandra Makowieky
Palavras-chave: ensino da arte, saberes do professor de arte, especificidade da arte

Resumo

Através da metáfora entre a direção de um veículo automotor e o ensino de arte são discutidos três saberes necessários para o exercício da docência em artes visuais: historiografia, crítica/curadoria e produção artística. Em defesa da especificidade da arte dentro da disciplina Artes, são elencadas razões que justificam a posição de que o objeto artístico pode discutir com qualidade e de maneira independente das outras visualidades as questões inerentes à condição humana. O artigo apresenta um estudo bibliográfico com abordagem de cunho qualitativo que busca fundamentar as investigações sobre a formação de professores de artes visuais a partir de conceitos específicos da área artística. Conclui-se que o afastamento destes conceitos desencadearia uma educação substitutiva, paliativa, colocando a arte sem atribuições claras dentro do currículo escolar.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Giovana Bianca Darolt Hillesheim

Giovana Bianca Darolt Hillesheim é mestranda em Artes Visuais da UDESC na linha de Ensino da Arte. Membro do grupo de pesquisa Educação, Arte e Inclusão e do Projeto Observatório da Formação de Professores de Artes Visuais (CAPES/MINCyT).

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva

Maria Cristina da Rosa Fonseca da Silva é professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC na linha de Ensino de Arte. Coordenadora do grupo de pesquisa Educação, Arte e Inclusão e do Projeto Observatório da Formação de Professores de Artes Visuais (CAPES/MINCyT) no Brasil.

Sandra Makowieky

Sandra Makowieky é professora do Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da UDESC na linha de Teoria e História da Arte. Membro da Associação Internacional de Críticos de Arte Seção – Brasil Aica UNESCO (ABCA).

Publicado
2013-06-30
Como Citar
Hillesheim, G. B., da Silva, M. C., & Makowieky, S. (2013). Ensino de arte: um olhar para os espelhos retrovisores. ARS (São Paulo), 11(21), 62-79. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2013.64456
Seção
Arte, tecnologia e novas mídias