O mundo e os mundos da arte de Arthur C. Danto: uma teoria filosófica em dois tempos.

Autores

  • Cristiane Silveira Universidade Federal do Paraná

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2014.82833

Palavras-chave:

Arthur C. Danto, Mundo da arte, Contrapartes indiscerníveis, George Dickie, Teoria Institucional da Arte

Resumo

O artigo apresenta duas versões temporalmente afastadas da noção de "mundo da arte" formulados pelo filosófo Arthur C. Danto (1924-2013). A primeira apresentada no clássico artigo de 1964 "The artworld", em resposta a seu círculo filosófico mais próximo, e diante da aparente radicalidade dos exemplares exibidos como obras de arte naquele período; e a segunda, apresentada no ensaio "The art world revisited: comedies of similarities", de 1992, como uma tentativa cabal de afastar sua teoria da sombra da Teoria Institucional de George Dickie e da noção de mundo da arte ali implicada.

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Biografia do Autor

  • Cristiane Silveira, Universidade Federal do Paraná
    Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal do Paraná, mestre em Filosofia pela mesma instituição e bacharel em Gravura pela Escola de Música e Belas-Artes do Paraná.

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Publicado

2014-06-30

Edição

Seção

Arte, tecnologia e novas mídias

Como Citar

O mundo e os mundos da arte de Arthur C. Danto: uma teoria filosófica em dois tempos. (2014). ARS (São Paulo), 12(23), 51-77. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2014.82833