Diálogos com a Graduação

O projeto Diálogos com a graduação foi criado em 2019 pelo corpo editorial da revista Ars, em parceria com o Programa de Pós Graduação em Artes Visuais da ECA-USP, com o propósito de despertar o interesse de jovens estudantes de artes e áreas correlatas na carreira acadêmica e de aperfeiçoar a qualidade da pesquisa histórica e teórica em arte na Universidade, encorajando habilidades na escrita e a lida rigorosa com textos acadêmicos desde o nível inicial da vida universitária. A premissa do projeto é introduzir precocemente os estudantes ao horizonte da pesquisa, assegurando-lhes base generalista sólida à futura carreira profissional e, desejavelmente, acadêmica.

Diálogos com a graduação busca aproximar essas duas instâncias de formação ­– graduação e pós-graduação –, propiciando aos graduandos confronto com uma arena exigente de leitores. Trata-se, principalmente, de oferecer-lhes uma espécie de laboratório de trabalho no qual possam familiarizar-se com os repertórios e os instrumentos da pesquisa rigorosa e que, além disso, os incentive a exporem-se às principais linhas de força do debate contemporâneo da arte. Espera-se, finalmente, que o projeto colabore para a disseminação do interesse pela pesquisa acadêmica em arte no Brasil entre estudantes de artes e humanidades.

 

Edital – Diálogos com a graduação

Do texto

1 – O Projeto Diálogos com a graduação selecionará os melhores textos sobre arte produzidos como trabalhos acadêmicos no âmbito de disciplinas de graduação, ou apresentados em pesquisas de Iniciação Científica; poderão se inscrever neste Edital alunos de cursos superiores de artes e de áreas correlatas (Arquitetura e Urbanismo, História, Filosofia, Sociologia, Antropologia, Letras) no país;

2 – O texto a ser inscrito poderá ser adaptado para atender às determinações deste regulamento e deverá ter entre 4000 e 6000 palavras em corpo 12, fonte Times New Roman. Os parágrafos devem ser justificados e com entrelinhas em espaço 1,5. As páginas devem ter tamanho A4, com margens superiores e inferiores de 2,5 cm e margens laterais de 3 cm. 

3 – Deverá apresentar, em sua página inicial, o título em português e inglês, o resumo (no máximo 120 palavras) com respectiva versão em inglês (abstract) e três palavras-chave, em português e inglês; em sua página final deverá constar a bibliografia;

4 – Citações devem estar de acordo com o modelo autor-data da ABNT. Comentários e explicações mais gerais devem constar em notas de rodapé numeradas com algarismos arábicos sequenciais, em fonte Times New Roman, corpo 10, espaçamento simples, justificado;

5 – Nos casos em que o texto trouxer ilustrações, estas deverão ser anexadas em formato jpeg ou tiff no campo “Outros” do sistema de submissões (ver detalhes em “Da inscrição”) e estar devidamente acompanhadas das respectivas legendas e da indicação do local onde devem ser inseridas no corpo do texto, conforme se segue: Figura 1. [Legenda completa da obra]. As imagens devem ter 300 dpi (dimensões aproximadas de 17 x 24 cm, proporção que pode variar de acordo com a imagem);

Recomenda-se obter as autorizações para reprodução de obras junto aos detentores dos direitos autorais da imagem e, sempre que possível, fornecer o crédito do autor da fotografia. A Revista Ars não se responsabiliza pela obtenção de copyright das imagens.

 

Da inscrição

1 – As inscrições serão realizadas apenas por via digital, de 1 de setembro às 23h59 de 23 de novembro de 2020, por meio do sistema de submissões da revista, que pode ser acessado na página inicial da Ars: http://www.revistas.usp.br/ars/index;

2 – Para realizar o envio, o autor deve selecionar o campo “ENVIAR SUBMISSÃO” e, em seguida, acessar o sistema com um cadastro já existente ou criar uma nova conta. É importante selecionar o papel de “autor” quando criar o perfil;

3 – Uma vez na página de submissões, basta seguir os passos indicados para envio do artigo;

4 – No campo “Seções”, solicitado na primeira página da plataforma de envio, deve-se selecionar a opção “Diálogos com a Graduação”;

5 – Na página “Transferência do manuscrito”, os arquivos de texto devem ser submetidos como “Texto do artigo”; imagens e demais arquivos devem ser anexados como “Outros”;

6 – Na página dos dados da submissão, é obrigatório preencher os campos “Título”, “Resumo” e “palavras-chave”, todos acompanhados por suas versões em inglês;

7 – As submissões devem ser acompanhadas dos seguintes documentos (que devem ser anexados no campo “Outros”, na página “Transferência do manuscrito”):

  1. carta de apresentação do texto submetido para publicação com assinatura (digital ou não) do orientador ou docente ao qual o trabalho acadêmico foi apresentado, justificando a relevância do texto para publicação na revista Ars. O documento deve ser anexado no campo “Outros”, na página “Transferência do manuscrito”, e deve trazer, ainda, o e-mail para contato do orientador ou docente;
  2. cópia digitalizada da versão final do trabalho de graduação ou do projeto de pesquisa realizado pelo candidato (submissões de projetos de pesquisa de iniciação científica deverão vir acompanhadas, na página final – antes da seção apresentando a Bibliografia –, do ciente/de acordo do orientador);
  3. arquivo em word ou pdf com o link para o currículo Lattes e para cadastro do autor na plataforma ORCID;

8 – Serão desconsideradas as inscrições que não atenderem integralmente ao estipulado neste Edital;

9 – Informações adicionais poderão ser obtidas no e-mail: ars-editoria@usp.br.

 

Da seleção

1 – O corpo editorial da revista Ars, em parceria com o PPGAV, designará um comitê de seleção para o trabalho de avaliação dos textos inscritos;

2 – O comitê selecionará até três textos, que serão publicados no número 40 da revista Ars, a ser lançado em dezembro de 2020.

3 – O comitê levará em consideração, no trabalho de avaliação, os seguintes critérios:

  • Conformidade do texto às exigências estipuladas no Edital;
  • Clareza e pertinência dos argumentos apresentados;
  • Coesão, coerência e correção do texto no uso da língua portuguesa;
  • Relevância das ideias para o campo de conhecimento das artes.