Candeias e a Boca: registros domésticos e filmes-álbum – matérias da memória

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2022.170168

Palavras-chave:

Ozualdo Candeias, Boca do lixo, Filmes domésticos, Álbum de família, Memória

Resumo

O artigo investiga como Ozualdo Candeias, tendo como partida os documentários ...a rua chamada Triumpho 969/70 (1971), ...a rua chamada Triumpho 970/71 (1971) e Bocadolixocinema (1976), registra e trabalha a memória (e o dever da memória) sobre a Boca do lixo, a partir das ideias de filmes domésticos, filmes-álbum e filmes de compilação.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Gabriel Henrique de Paula Carneiro, Universidade Estadual de Campinas

    Gabriel Henrique de Paula Carneiro é jornalista, diretor de filmes, crítico e pesquisador de cinema, Doutorando e Mestre em Multimeios pelo Instituto de Artes, da Universidade Estadual de Campinas. Sócio-fundador da Abraccine – Associação Brasileira de Críticos de Cinema. Escreveu, entre outros, para a Revista de cinema e para os sites Revista Zingu! e Cinequanon. Colaborou com a Enciclopédia de Cinema Brasileiro do Itaú Cultural e com diversos catálogos e livros, entre eles a Trajetória da crítica de cinema no Brasil (Letramento, 2019). Organizou, com Paulo Henrique Silva, os livros Animação brasileira: 100 filmes essenciais (Letramento, 2018) e Curta brasileiro: 100 filmes essenciais (Letramento, 2019).

Referências

ARAÚJO, Inácio. O limbo das almas e as anomalías dos corpos. In PUPPO, Eugenio (org.). Ozualdo R. Candeias. São Paulo: Heco Produções, 2002, pp. 43-44.

AUTRAN, Arthur; GARDNIER, Ruy; HEFFNER, Hernani. Biografia - A margem da Boca. In PUPPO, Eugenio (org.). Ozualdo R. Candeias. São Paulo: Heco Produções, 2002, pp. 14-31.

BLANK, Thaís Continentino. Da tomada à retomada: origem e migração do cinema doméstico brasileiro. 2015. Tese (Doutorado em Comunicação e Cultura) - Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.

CANDEIAS, Ozualdo. Uma rua chamada Triumpho. São Paulo: Ed. do autor, 2001.

FOSTER, Lila. Cinema amador brasileiro: história, discursos e práticas (1926-1959). 2016. Tese (Doutorado em Meios e Processos Audiovisuais) - Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo, São Paulo.

FOSTER, Lila. Filmes domésticos: uma abordagem a partir do acervo da Cinemateca Brasileira. 2010. Dissertação (Mestrado em Imagem e Som) - Centro de Educação e Ciências Humanas, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos.

FOUCAULT, Michel. A arqueologia do saber. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2008.

FRANCO, Herta. Os registros audiovisuais de Ozualdo Candeias e as memórias do Cinema da Boca em Santa Efigênia, Revista CPC, São Paulo, v. 14, n. 27, jul. 2019, pp. 187-216.

GAMO, Alessandro. ...a rua chamada Triumpho 969/70. In CARNEIRO, Gabriel; SILVA, Paulo Henrique (orgs.). Curta brasileiro: 100 filmes essenciais. Belo Horizonte: Letramento, 2019, pp. 123-124.

GAMO, Alessandro. Aves sem rumo: a transitoriedade no cinema de Ozualdo Candeias. 2000. Dissertação (Mestrado em Multimeios) - Instituto de Artes, Universidade Estadual de Campinas, Campinas.

LE GOFF, Jacques. História e memória. Campinas: Unicamp, 2013.

LEYDA, Jay. Films Beget Films. London: Allen & Unwin LTD, 1964.

MENDES, Ricardo. Candeias, fotógrafo. In PUPPO, Eugenio (org.). Ozualdo R. Candeias. São Paulo: Heco Produções, 2002, pp. 94-96.

NICHOLS, Bill. Introdução ao documentário. Campinas: Papirus, 2012.

PUPPO, Eugenio (org.). Ozualdo R. Candeias. São Paulo: Heco Produções, 2002.

PUPPO, Eugenio (org.). Cinema marginal brasileiro e suas fronteiras. São Paulo: Heco Produções, 2004.

RAMOS, Fernão Pessoa. Cinema marginal (1968/1973): a representação em seu limite. São Paulo: Brasiliense, 1987.

REIS, Moura. Ozualdo Candeias: pedras e sonhos no Cineboca. São Paulo: Imprensa Oficial do Estado de São Paulo, 2010.

RICOEUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Unicamp, 2007.

SILVA, Armando. Álbum de família: a imagem de nós mesmos. São Paulo: Senac, Sesc, 2008.

SJÖBERG, Patrik. The World in Pieces: A Study of Compilation Film. Stockholm: Aura Förlag, 2001.

SONTAG, Susan. Sobre fotografia. São Paulo: Companhia das Letras, 2004.

UCHÔA, Fábio Raddi. Ozualdo Candeias e o cinema de sua época (1967-83) - perambulações, silêncio e erotismo. São Paulo: Alameda, 2019.

Downloads

Publicado

2022-04-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Candeias e a Boca: registros domésticos e filmes-álbum – matérias da memória. (2022). ARS (São Paulo), 20(44), 133-182. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2022.170168