Comunidade miniatura: arte, modernidade e vazio

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.182703

Palavras-chave:

Modernidade, Comunidade, Miniatura, Oscar Masotta, León Ferrari, Albertina Carri

Resumo

A expansão da modernidade coincidiu com a miniaturização do mundo, uma condição destacada, em muitas oportunidades, por Walter Benjamin, que afinal a transformou numa espécie de método. Seguindo essa proposta, este texto se detém em produções críticas e artísticas que se valem das formas da miniaturização. Oscar Masotta, León Ferrari, Albertina Carri e artistas ligados ao conceitualismo são protagonistas nessa comunidade imprópria, que encontra no jogo com as miniaturas uma forma de relação com o vazio.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Artur de Vargas Giorgi, Universidade Federal de Santa Catarina

    Artur de Vargas Giorgi é Professor Adjunto de Teoria Literária da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Brasil.

     

Referências

ALLOWAY, Lawrence. El desarrollo del pop-art británico. In LIPPARD, Lucy (ed.). El Pop Art. Barcelona: Destino; Thames and Hudson, 1993.

BENJAMIN, Walter. Rua de mão única. Obras escolhidas vol. II / trad. Rubens Rodrigues Torres Filho e José Carlos Martins Barbosa. São Paulo: Brasiliense, 1987.

BENJAMIN, Walter. Brinquedos e jogos: observações marginais sobre uma obra monumental [1928]. In BENJAMIN, Walter. Reflexões sobre a criança, o brinquedo e a educação / trad. Marcus Vinicius Mazzari. São Paulo: Duas cidades; Ed. 34, 2002, pp. 95-102.

COELHO, Teixeira. Revelações despudoradas de León Ferrari. In FERRARI, León. Imagens [1979-1984]. São Paulo: Edições Exu, 1989.

DUCHAMP, Marcel. The Essential Writings of Marcel Duchamp / ed. Michel Sanouillet e Elmer Peterson. Londres: Thames and Hudson, 1975.

FERRARI, León. Carta a Julio Cortázar, São Paulo, 26 nov. 1981. Fundación Augusto y León Ferrari – Arte y Acervo.

FERRARI, León. Homens. São Paulo: Edições Licopódio, 1984.

FERRARI, León. Imagens [1979-1984]. São Paulo: Edições Exu, 1989.

FERRARI, León. Planos y Papeles. Buenos Aires: Ediciones Licopodio, 2004.

FERREIRA, Glória. Arte como questão: anos 70. São Paulo: Instituto Tomie Ohtake, 2009.

GONZALEZ, Horacio. Karl Marx: o apanhador de sinais. São Paulo: Brasiliense, 1984.

GROYS, Boris. El arte conceptual del comunismo. In GROYS, Boris; DEL JUNCO, Manuel Fontán; HOLLEIN, Max. La ilustración total: arte conceptual de Moscú 1960-1990. Madrid: Fundación Juan March, 2008, pp. 18-27.

JACOBY, Roberto. Las herejías de León Ferrari. Crisis, Buenos Aires, n. 50, pp. 71-73, jan. 1987.

KABAKOV, Ilya. Sobre el vacío. In GROYS, Boris; DEL JUNCO, Manuel Fontán; HOLLEIN, Max. La ilustración total: arte conceptual de Moscú 1960-1990. Madrid: Fundación Juan March, 2008, pp. 358-368.

LEMA, Vicente Zito. León Ferrari y los secretos del hombre y la sociedad [Entrevista]. La voz, Buenos Aires, jul. 1984, p. 22.

MALVINO, Adriana. León Ferrari inaugura hoy su exposición: ningún artista ha logrado reflejar, fuera de Argentina, la violencia de la represión. Unomásuno, Cidade do México, 7 abr. 1982, p. 50.

MASOTTA, Oscar. Introducción a la lectura de Jacques Lacan [1970]. 4 ed. Buenos Aires: Corregidor, 1988.

MASOTTA, Oscar. El “esquematismo” contemporáneo y la historieta. In MASOTTA, Oscar [ANO?]. Conciencia y estructura. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2010, pp. 263-272.

MASOTTA, Oscar. Sur o el antiperonismo colonialista [1956]. In MASOTTA, Oscar. Conciencia y estructura. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2010.

MASOTTA, Oscar. Reflexiones presemiológicas sobre la historieta: el “esquematismo” [1967]. In MASOTTA, Oscar. Conciencia y estructura. Buenos Aires: Eterna Cadencia, 2010.

MONASTYRSKI, Andrei. Prologo al primer tomo de Viajes a las afueras de la ciudad [1980]. In GROYS, Boris; DEL JUNCO, Manuel Fontán; HOLLEIN, Max. La ilustración total: arte conceptual de Moscú 1960-1990. Madrid: Fundación Juan March, 2008, pp. 323-330.

NOVAES, Adriana Carvalho. O canto de Perséfone: o Grupo Sur e a cultura de massa argentina (1956-1961). São Paulo: Annablume, 2006.

RED Conceptualismos del Sur. Perder la forma humana: una imagen sísmica de los años ochenta en América Latina. Madrid: Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, 2012.

SARLO, Beatriz. Tiempo pasado: cultura de la memoria y giro subjetivo. Buenos Aires: Siglo XXI, 2005.

VICTORIA, Marcos. El cine y la cultura ‘Kitsch’. Sur, Buenos Aires, n. 248, pp. 78-86, set.-out. 1957.

VILA-MATAS, Henrique. História abreviada da literatura portátil / trad. Júlio Pimentel Pinto. São Paulo: Cosac Naify, 2011.

Filmes

Los rubios (2003). Albertina Carri, Argentina, 83 min.

Bibliografia Complementar

DERRIDA, Jacques. Mal de arquivo: uma impressão freudiana / trad. Claudia de Moraes Rego. Rio de Janeiro: Relume Dumará, 2001.

DIDI-HUBERMAN, Georges. Atlas ¿Cómo llevar el mundo a cuestas? Madrid: Museo Nacional Centro de Arte Reina Sofía, 2011.

DOANE, Mary Ann. The Emergence of Cinematic Time: Modernity, Contingency, the Archive. Cambridge: Harvard University Press, 2002.

GROYS, Boris. A arte na era da biopolítica: da obra de arte à documentação de arte. In GROYS, Boris. Arte, Poder / trad. Virgínia Starling. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2015, pp. 73-82.

SARLO, Beatriz. Escenas de la vida posmoderna: intelectuales, arte y videocultura en la Argentina. 2 ed. Buenos Aires: Ariel, 1994.

VENTURI, Robert; SCOTT BROWN, Denise; IZENOUR, Steven. Aprendendo com Las Vegas. O simbolismo (esquecido) da forma arquitetônica / trad. Pedro Maia Soares. São Paulo: Cosac & Naify, 2003.

Downloads

Publicado

2021-12-30

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Comunidade miniatura: arte, modernidade e vazio. (2021). ARS (São Paulo), 19(43), 315-366. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2021.182703