Aracy Amaral: uma visão crítica em busca de uma identidade nacional nas artes visuais - 1963/1974
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2022.188242Palavras-chave:
Aracy Amaral, Crítica de arte, Identidade nacional, Cultura brasileiraResumo
Este artigo aborda a questão da cultura brasileira e da identidade nacional nas artes visuais a partir dos textos da crítica de arte Aracy Amaral publicados entre 1963 e 1974. Para tanto, recorre-se à análise de seus principais textos críticos, bem como de bibliografia historiográfica complementar. O conceito de “cisão fáustica” proposto por Marshall Berman é mobilizado como analogia para certas preocupações de Amaral, como o atraso econômico e cultural da sociedade brasileira e a busca pela identidade nacional. Pretende-se compreender de que forma seu discurso problematizava as relações, no campo das artes visuais, entre identidade nacional e as interferências artísticas e culturais internacionais – culminando também no intuito de compreensão da ideia de identidade cultural brasileira presente em sua obra.
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