Notations in passing - uma tese visual por Nathan Lyons

Autores

  • Inês Pereira Coelho Bonduki Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.143636

Palavras-chave:

Nathan Lyons, fotografia, narrativa visual, livro de artista, fotolivro

Resumo

Esse artigo parte da edição das fotografias do livro visual de autor Notations in Passing (1974), considerado a tese visual do fotógrafo e curador americano Nathan Lyons, para discutir o que ele compreende serem os cinco níveis de construção do discurso no livro visual: o contexto, a ordem, a justaposição, os símbolos e as características físicas. Apresentando brevemente a influência da idéia de ‘alfabetização visual’ de Moholy-Nagy na teoria de Lyons, discute-se em que medida o autor trabalhou a prática fotográfica enquanto ferramenta disparadora de questões teóricas ou as questões teóricas enquanto ferramentas disparadoras de fotografias.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Inês Pereira Coelho Bonduki, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    É doutoranda do curso de Artes Visuais (Poéticas Visuais) da Universidade de São Paulo, possui Mestrado (2016) pela mesma instituição e graduação em Arquitetura e Urbanismo pela FAU-USP (2010). Integra o Grupo de Pesquisa em Impressão Fotográfica (CAP-USP), coordenado por João Musa. Recebeu o Premio Conrado Wessel de Arte em 2015 (ensaio Linha Vermelha) e o Premio Foto em Pauta 2016 (livro Linha Vermelha). Foi professora orientadora da Pós Gradução latu-senso do Madalena Centro de Estudos da Imagem em 2016-7, e professora convidada no curso de Fotografia Autoral no IMS-Poços de Caldas em 2017. Foi Editora de Fotografia da Revista São Paulo (2012-3).  Desenvolve pesquisa nas áreas de narrativa visual, edição fotográfica, livro de artista e fotografia. Trabalha como fotógrafa, editora, pesquisadora e professora. 

Downloads

Publicado

2018-08-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Notations in passing - uma tese visual por Nathan Lyons. (2018). ARS (São Paulo), 16(33), 81-99. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.143636