Da oferta à recusa: sobre os desaparecimentos imaginários do Monumento às Bandeiras

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2022.199525

Palavras-chave:

Modernismo brasileiro, Victor Brecheret, Monumento às Bandeiras, Arte contemporânea brasileira

Resumo

Este artigo discute aspectos dos discursos que acompanharam a proposição do projeto do Monumento às Bandeiras por Victor Brecheret, em 1920, e a inauguração da obra, em 1953, destacando dois pontos: por um lado, a percepção do monumento como oferta dos paulistas à nação brasileira; por outro, a cena de sua destruição, imaginada por Oswald de Andrade cerca de um ano depois da primeira apresentação do projeto. Partindo dessa discussão, investigo como a imaginação de sua destruição ou de seu desaparecimento se projeta novamente sobre o monumento desde os anos 1970, agora com a obra já concretizada, a partir tanto de trabalhos de artistas contemporâneos quanto de uma intervenção realizada diretamente sobre a escultura em 2013.

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Biografia do Autor

  • Thiago Gil de Oliveira Virava, Universidade de São Paulo

    Thiago Gil de Oliveira Virava é doutor em história, crítica e teoria da arte pela Universidade de São Paulo (2018), com pesquisa sobre a relação de Oswald de Andrade com as artes visuais, e mestre na mesma linha de pesquisa (USP, 2012), com estudo sobre a percepção do movimento surrealista no Brasil. Organizou o ciclo de encontros História(s) da arte no Brasil (2011-2012), na Biblioteca Mário de Andrade. É autor dos livros Uma brecha para o surrealismo (Alameda, 2015) e Um boxeur na arena: Oswald de Andrade e as artes visuais no Brasil (Edições SESC, no prelo). É coordenador de Pesquisa e Difusão na Fundação Bienal de São Paulo.

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Publicado

2022-08-31

Como Citar

Da oferta à recusa: sobre os desaparecimentos imaginários do Monumento às Bandeiras. (2022). ARS (São Paulo), 20(45), 165-224. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2022.199525