Dispositivos de visibilidade & máquinas de programar. Imagens biomédicas na arte contemporânea: Juana Gómez e Laura Ferguson

Autores

  • Regilene Sarzi Ribeiro Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.127553

Palavras-chave:

Dispositivos de visibilidade do corpo, imagens biomédicas, transdisciplinaridade, Juana Gómez, Laura Ferguson

Resumo

O artigo trata das imagens biomédicas na arte contemporânea a partir da obra da artista chilena Juana Gómez e da norte-americana Laura Ferguson. O estudo transdisciplinar visa investigar em que medida as apropriações de imagens biomédicas estão vinculadas aos dispositivos de visibilidade do corpo. A fundamentação teórica relacionou o conceito de dispositivo de Michel Foucault com a programação de Vilém Flusser para discutir o papel do artista no deslocamento das imagens da medicina para as artes visuais. Os resultados apontam para um corpo vigiado e polifônico, fruto da investigação científica, recomposto por diferentes visualidades, em constante devir.   

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Regilene Sarzi Ribeiro, Universidade Estadual Paulista Julio de Mesquita Filho. Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação

    Artista visual e docente. Professora Assistente Doutora do Departamento de Artes e Representação Gráfica - FAAC. UNESP, Bauru, SP e do Programa de Pós-Graudação em Mídia e Tecnologia da FAAC. Professora Colaboradora do Programa de Pós-Graduação em Artes do Instituto de Artes da UNESP, SP. Pós-Doutora em Artes, na área de História da Arte e Artes do Vídeo, com estágio realizado junto ao Instituto de Artes da UNESP - São Paulo (2014). Doutora em Comunicação e Semiótica pela PUC/SP, na linha de pesquisa Analise das Mídias (2012). Mestre em Artes pelo Instituto de Artes - UNESP/SP (2007). Especialista (Lato Sensu) em Docência no Ensino Superior pela UNIP/Bauru/SP (2013) e Graduada em Educação Artística - com Licenciatura Plena e Habilitação em Artes Plásticas pela FAAC-UNESP/Bauru/SP (1994). Atuou como coordenadora Auxiliar e Professora Titular do Curso de Comunicação Digital - Design Gráfico da Universidade Paulista - UNIP/Bauru/SP. Atuou como Coordenadora Acadêmica e Docente junto ao Curso de Artes Visuais das Faculdades Integradas de Ourinhos - FIO (2008/2012); Docente no Curso Design de Moda das Faculdades Integradas de Bauru - FIB (2011); Professora Substituta - Assistente (Mestre) nas disciplinas Desenho, Gravura, Pintura, Plástica, Teoria da Arte (Educação Artística) e Historia da Arte (Design), e Coordenadora do Grupo de Estudos - O Corpo nas Artes Visuais - Departamento de Artes e Representação Gráfica - DARG - Faculdade de Arquitetura, Artes e Comunicação/UNESP/Bauru/SP (2006/2009). É Membro Pesquisador Doutor da Associação Nacional de Pesquisadores em Artes Plásticas - ANPAP no Comitê "História, Teoria e Crítica de Arte"; do Grupo de Pesquisa Linguagem do Espaço e da Forma - Linha Artes Plásticas (UNESP/FAAC/Bauru) e do Centro de Pesquisas Sociossemióticas - Linha Analise das Mídias (PUC:SP:COS/USP:FFLCH/CNRS:FNSP); Consultora do Conselho Estadual de Educação de São Paulo (CEE-GP) para avaliação de Cursos de Graduação/Ensino Superior. Atua na área de Artes Visuais com ênfase para Videoarte, Corpo e Novas Mídias. Desenvolve projetos de crítica e curadoria de arte com montagens de exposições e textos para jornais e Internet. Como Artista Visual desenvolve projetos poéticos articulando o corpo às linguagens da fotografia e vídeo, vídeo-pintura, desenho, gravura e aquarela, premiados em Mostras e Salões de Artes.

Downloads

Publicado

2018-08-27

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Dispositivos de visibilidade & máquinas de programar. Imagens biomédicas na arte contemporânea: Juana Gómez e Laura Ferguson. (2018). ARS (São Paulo), 16(33), 219-239. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2018.127553