Marcel Duchamp – Notas da Caixa de 1914

Autores

  • Wallace Vieira Masuko Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.131650

Palavras-chave:

Marcel Duchamp, notas, caixas, manuscritos, fotografia

Resumo

Esta versão apresenta imagens em negativo das notas da “Boîte de 1914” de Marcel Duchamp e um envelope anexo contendo as notas da Caixa de 1914 por Wallace Masuko. A “Boîte de 1914”, uma edição de 3 exemplares, contém as reproduções em fotografias preto e branco de 2 desenhos e 16 notas manuscritas entre os anos de 1912 e 1914, todas coladas sobre um suporte de papel cartão de tamanho padrão (18 x 24 cm) acondicionadas em 3 caixas de placas fotográficas das marcas Jougla, Kodak e Lumière. Duchamp reuniu reproduções de notas manuscritas por ele em 3 caixas distintas, publicadas ao longo de sua vida: a “Boîte de 1914” em 1914, a “Boîte verte” (“La Mariée mise à nu par ses célibataires, même.”) em 1934 e a “Boîte blanche” (“A l’infinitif”) em 1966. Estas notas aparecem como uma espécie de intertítulo na obra do artista. 

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Biografia do Autor

  • Wallace Vieira Masuko, Universidade Federal de Minas Gerais
    artista plástico. Bacharel em Artes Plásticas e Mestre em Artes Visuais pelo Departamento de Artes Plásticas da ECA-USP. Professor substituto no Departamento de Desenho da EBA-UFMG. Tem trabalhado em versões gráficas, linguísticas e plásticas de obras textuais de Marcel Duchamp (1887-1968), Gordon Matta-Clark (1943-1978) e Adolfo Bernal (1954-2008).

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Publicado

2017-04-30

Edição

Seção

ESCRITOS DE ARTISTAS

Como Citar

Marcel Duchamp – Notas da Caixa de 1914. (2017). ARS (São Paulo), 15(29), 262-295. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2017.131650