As manifestações artísticas com o vídeo no contexto do Festival Videobrasil (1983-2001)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.142184

Palavras-chave:

Festival Videobrasil, videoarte, videoperformance, videoinstalação, arte contemporânea

Resumo

Neste estudo, analisamos a trajetória do Festival Videobrasil, tendo como principal recorte a sua organização e o desenvolvimento da produção das artes eletrônicas a partir o vídeo, que, no decorrer dos anos, evoluiu de um segmento periférico para o foco central do festival na década de 1990. Nossa abordagem concentrou-se no período compreendido entre 1983, ano da primeira edição do evento, e 2001, quando ele já aparece consolidado em torno da produção artística. Para melhor compreensão desse processo de transformação, organizamos uma reflexão histórica do festival a partir de três etapas e períodos: primeira (1983-1985), segunda (1986-1990) e terceira (1992-2001). Cada uma delas corresponde a mudanças em vários aspectos do Videobrasil que pretendemos abordar.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Thamara Venâncio de Almeida, Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), Brasil

    Thamara Venâncio de Almeida é doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes, Cultura e Linguagens do Instituto de Artes e Design da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). Mestra pelo mesmo programa na linha de pesquisa Arte e Moda: História e Cultura. Graduou-se pela mesma instituição em Bacharelado Interdisciplinar em Artes e Design. Tem experiência na área de Artes, com ênfase em História da Arte moderna e contemporânea. Atualmente, desenvolve pesquisa sobre a Associação Cultural Videobrasil e suas exposições. Trabalhou como Produtora Cultural na Pró-Reitoria de Cultura da UFJF, atuando principalmente na organização do tradicional Festival Internacional de Música Colonial Brasileira e Música Antiga e, atualmente, trabalha para a mesma instituição no cargo de Curadora.

Referências

BASBAUM, Ricardo. O caminho das vertigens. In: VIDEOBRASIL. VII Festival

Fotoptica Videobrasil. Catálogo de exposição. São Paulo, 1989, p. 25.

BORDIN, Dagoberto. Cinco dias para conhecer os melhores vídeos do Brasil.

Folha da Tarde, São Paulo, 9 set. 1987, não paginado.

DONASCI, Otávio. Videoteatro: a máscara eletrônica. In II Festival Fotoptica-

MIS de Vídeo Brasil (Catálogo), 1984, p. 29.

EWALD FILHO, Rubens. O vídeo veio para ficar. O Estado de São Paulo, São

Paulo, 28 ago. 1984, p. 18.

FARKAS, Solange. O Videobrasil e o vídeo no Brasil: uma trajetória paralela.

In: MACHADO, Arlindo. Made in Brasil: Três décadas do vídeo brasileiro. São

Paulo: Ed. Iluminuras, 2007, pp. 219-223.

FOLHA DE S. PAULO. O grande festival da imagem independente. Folha de S.

Paulo, São Paulo, 21 out. 1985, p. 23.

FOLHA DE S. PAULO. Polêmica marca o Videobrasil. Folha de S. Paulo, São

Paulo, 5 set. 1987a, p. 27.

FOLHA DE S. PAULO. No MIS, a videoarte do “papa” Ira Schneider. Folha de

S. Paulo, São Paulo, 12 set. 1987b, p. 29.

GOMES, Márion Strecker. Artistas deslumbrados com a máquina. Folha de S.

Paulo, São Paulo, 24 ago. 1984, p. 43.

JUNGLE, Tadeu. Vídeo e TVDO: Anos 80. In: MACHADO, Arlindo. Made in

Brasil: Três décadas do vídeo brasileiro. São Paulo: Ed. Iluminuras, 2007,

pp.203-208.

MACHADO, Arlindo. A arte do vídeo. São Paulo: Editora Brasiliense, 1990.

MELLO, Christine. Extremidades do vídeo. São Paulo: Senac São Paulo, 2008.

NERY, Mario. Daniel Minahan mostra seus trabalhos no Videobrasil. Folha de

S. Paulo, São Paulo, 6 out. 1988, p. 8.

ODRI, Claudio. Um ensaio geral chamado Videobrasil. Gazeta de Pinheiros,

São Paulo, 10 set. 1987, não paginado.

PRIOLLI, Gabriel. Amadurecimento dificulta seleção. Jornal da Tarde, São

Paulo, 5 out. 1988, não paginado.

PRIOLLI, Gabriel. Mil telas e centenas de canais depois. In VIDEOBRASIL,

Associação Cultural; SESC SP, Serviço Social do Comércio. Videobrasil: Três décadas de vídeo, arte, encontros e transformações. São Paulo: Sesc SP:

Videobrasil, 2015, pp. 44-49.

VIDEO JORNAL. Júri popular é a novidade do 5º Festival de Video Brasil. Vídeo

Jornal, Campinas, jun. 1987, não paginado.

VIDEOBRASIL. I Festival de Vídeo Brasil. Catálogo de exposição. São Paulo,

33 p.

VIDEOBRASIL. III Vídeobrasil. Catálogo de exposição. São Paulo: Imprensa

Oficial do Estado de São Paulo, 1985. 46 p.

VIDEOBRASIL. V Festival Fotoptica Videobrasil. Catálogo de exposição. São

Paulo, 1987. 44 p.

VIDEOBRASIL. VII Festival Fotoptica Videobrasil. Catálogo de exposição.

São Paulo, 1989. 32 p.

VIDEOBRASIL, Associação Cultural; SESC SP, Serviço Social do Comércio.

Em residência: rotas para pesquisa artística em 30 anos de Videobrasil. São

Paulo: Sesc SP: Videobrasil, 2013. 192p.

VIDEOBRASIL, Associação Cultural. VB NA TV | 30 ANOS | PGM2, 2013a. 22

nov. 2013. Disponível em: https://vimeo.com/80087344. Acesso em: 31 out.

VIDEOBRASIL, Associação Cultural. VB NA TV | 30 ANOS | PGM3, 2013b. 29

nov. 2013. Disponível em: https://vimeo.com/80612655. Acesso em: 31 out.

VIDEOBRASIL, Associação Cultural. VB NA TV | 30 ANOS | PGM4, 2013c. 6 dez.

Disponível em: https://vimeo.com/81202383. Acesso em: 31 out. 2020.

VIDEOBRASIL, Associação Cultural VIDEOBRASIL, Associação Cultural;

SESC SP, Serviço Social do Comércio. Videobrasil: três décadas de vídeo,

arte, encontros e transformações. São Paulo: Sesc SP: Videobrasil, 2015.

p.

VIDEOVIDEO. Videobrasil. VideoVideo, Ribeirão Preto, set. 1987, pp.19-20.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

As manifestações artísticas com o vídeo no contexto do Festival Videobrasil (1983-2001). (2020). ARS (São Paulo), 18(40), 289-343. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.142184