O coup de tête de Manet: os segredos escondidos em plena luz do dia

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.176216

Palavras-chave:

Édouard Manet, Rio de Janeiro, Émile Zola, Olympia, Impressionismo

Resumo

A arte moderna teve início com Le Déjeuner sur L’Herbe  (1863), de Édouard Manet. Alguns poucos estudiosos sugeriram que seu ímpeto em se desvencilhar da tradição derivava de reminiscências de sua viagem ao Brasil, em 1849. Essa interpretação é rechaçada pela maioria e pelo establishment dos museus, apegados a uma origem clássica e francesa. Examinando detidamente fontes escritas primárias, as próprias pinturas e aspectos do Rio oitocentista, a autora defende que Manet elaborou diversas memórias da cidade em duas pinturas fundamentais: Le Déjeuner, que teria sido ambientada nas matas da Baía de Guanabara, e Olympia (1863), inspirada não em um bordel parisiense, mas no Rio de Janeiro escravocrata da metade daquele século. Este artigo relata como tal pesquisa foi desenvolvida.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Moyra Anne Ashford

    Moyra Anne Ashford lived in São Paulo from 1976 to 1990 where she was Brazil correspondent for the London newspapers, The Sunday Times and The Daily Telegraph. Returning to London, she worked for the third world news agency, Inter Press Service, IPS, and then spent many years researching for the historian and royal biographer Robert Lacey. She translated Eduardo Silva's Dom Obá II d'África, o príncipe do povo: vida, tempo e pensamento de um homem livre de cor into English for Cambridge University Press, sparking her fascination for 19th century Brazil. She is now retired and working on various writing projects, along with painting and print making. Her undergraduate study at Leicester Art College in the 1970’s was Fine Art, Painting.

Referências

ASTRUC, Zacharie. Le Salon: feuilleton quotidien paraissant tous les soirs

pendant les deux mois de l’exposition: causerie, critique générale, bruits

et nouvelles du jour. Paris: Chez L. A. Cadart et cie, 1863.

ASTRUC, Zacharie. Les Alhambras. Paris: Librairie Henri Leclerc, 1908.

BENTO, Antonio. Expressões da Arte Brasileira. Rio de Janeiro: Spala, 1983.

BROMBERT, Beth Archer. Rebel in a Frock Coat. New York: Little, Brown

and Co, 1997.

CASTRO, Ruy. Rio de Janeiro. London: Bloomsbury, 2004.

CACHIN, Françoise Cachin; MOFFETT, Charles S.; WILSON-BAREAU, Juliet.

Manet: 1832-1883. New York: Metropolitan Museum of Art, 1983.

CACHIN, Francoise, Manet Painter of Modern Life. London: Thames &

Hudson, 1995.

FLAMENT, Albert. La Vie de Manet. Paris: Librairie Plon, 1928.

FREYRE, Gilberto. Social Life in Brazil in the Middle of the Nineteenth Century. The Hispanic American Historical Review, 5(4), Nov. 1922, pp. 597-630.

FRIED, Michael. Modernism: Or, The Face of Painting in the 1860s. Chicago:

University of Chicago Press, 1996.

HAMILTON, George Heard. Manet and His Critics. New York: Yale University

Press, 1954.

Insight Guide to Brazil. 1st Edition, London: Apa Publications, 1986.

LOCKE, Nancy, Manet and the Family Romance. New Jersey: Princeton

University Press, 2001.

MANET, Édouard. Lettres de jeunesse 1848-1849: voyage à Rio. Source

https://gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k56528006 . Access in: Nov. 13th 2020.

Bibliothèque Nationale de France. Public domain, originally published 1928

by Ernest Rouart.

MANET, Édouard. Viagem Ao Rio: Cartas da Juventude 1848-1849. Rio de

Janeiro: Jose Olympio, 2002.

MORISOT, Berthe. Correspondence. London: Camden Press,1987.

O Espelho, Revista Semanal de litteratura, modas, industria e artes, Edição

(1), Rio de Janeiro, 4 September 1859.

PERRUCHOT, Henry. Manet. New York: Barnes & Noble, 1962.

PROUST, Antonin. Édouard Manet, Souvenirs. Paris: H. Laurens, 1913.

REIS, Daniel Aarao, ROLLAND, Denis. Modernidades Alternativas. São

Paulo: Editora FGV, 2008.

REFF, Theodore. Manet: Olympia (Art in Context Series). New York: Viking

Press, 1977.

ROUART, Denis. Manet. London: Oldbourne Press, London, 1960.

SILVA, Marinete dos Santos. Clientes e Circuitos da Prostituição no Rio de

Janeiro do Século XIX. Dimensões – Revista de História da Ufes, vol. 29,

Universidade Estadual do Norte Fluminense Rio de Janeiro, 2012, pp. 374-

SOARES, Luiz Carlos. Prostitution in Nineteenth Century Rio de Janeiro.

Institute of Latin American Studies: London, 1988.

VOLLARD, Ambroise. Souvenirs d’un Marchand de Tableaux. Paris, Editions

Albin, 1984.

ZOLA, Émile. A New Manner in Painting: Édouard Manet. Revue du XX

Siècle. Paris, January 1867.

ZOLA, Émile. Exposition des Oeuvres de Édouard Manet. École Nationale

des Beaux-Arts; préface [et synthèse] de Emile Zola.1884. Source https://

gallica.bnf.fr/ark:/12148/bpt6k1047524k. Access in: Nov. 13th 2020.

ZOLA, Émile, Looking At Manet, Writings on Manet by Emile Zola. London:

Pallas Athene Ltd., 2013.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O coup de tête de Manet: os segredos escondidos em plena luz do dia. (2020). ARS (São Paulo), 18(40), 126-169. https://doi.org/10.11606/issn.2178-0447.ars.2020.176216