Os Quintais de Porto Alegre: uma experiência de jogo entre as funções de ator e espectador

Autores

  • Marcia Berselli Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Natália Soldera Universidade Estadual do Paraná - FAP
  • Carina Corá Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v6i1p73-86

Palavras-chave:

Intervenções Cênicas, Ator, Espectador, Convívio, Jogo.

Resumo

Este artigo apresenta reflexões sobre Os Quintais de Porto Alegre, um circuito de intervenções cênicas que ocupou quintais de prédios históricos e públicos da capital gaúcha. Por meio de eventos que buscavam promover o convívio, os espectadores foram convocados ao jogo em uma proposta na qual as funções de atores e espectadores mesclavam-se e confundiam-se. Apresentando o processo de criação e refletindo sobre a experiência no contato com os espectadores, essas funções são analisadas e problematizadas, apresentando elementos que refletem a cena teatral contemporânea sob o aporte de Lehmann (2007), Albright (2013), Pesavento (2008), entre outros importantes autores.

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Biografia do Autor

  • Marcia Berselli, Universidade Federal do Rio Grande do Sul
    Professora e atriz. Doutoranda no Programa de Pós Graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, na linha Processos de Criação Cênica.
  • Natália Soldera, Universidade Estadual do Paraná - FAP
    Universidade Estadual do Paraná - FAP (professora colaboradora). Mestre em Artes Cênicas (PPGAC/UFRGS) na linha Processos de Criação Cênica.
  • Carina Corá, Universidade Federal do Rio Grande do Sul.
    Atriz e dramaturga.

Referências

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Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Desenhos de Pesquisa

Como Citar

Os Quintais de Porto Alegre: uma experiência de jogo entre as funções de ator e espectador. (2016). Revista Aspas, 6(1), 73-86. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v6i1p73-86