Lugares da experiência na cena performativa recente: uma problematização acerca do espectador e seu exercício crítico de leitura/produção

Autores

  • Cecília Lauritzen Jácome Campos Universidade do Estado de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v6i1p62-72

Palavras-chave:

Experiência, Teatro performativo, Espectador, Crítica.

Resumo

Este artigo problematiza o conceito de experiência e suas aproximações com a cena teatral performativa recente. Ao abordar a dinâmica da cena contemporânea, é exposto um relato da autora como espectadora do evento cênico performativo A última palavra é a penúltima – 2.0 do grupo Teatro da Vertigem (SP), em que os lugares do público são revisitados sob a ótica do ato de leitura enquanto ato produtivo. A discussão traça relações entre a experiência como conceito e vivência, a estética relacional de Nicolas Bourriaud e os estudos da recepção de Flávio Desgranges, Paul Zumthor, John Dewey e Hans Ulrich Gumbrecht. A partir da noção da arte como expressão potente na alteração da percepção, questiona-se a possibilidade de falar em um ‘exercício crítico da experiência’.

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Biografia do Autor

  • Cecília Lauritzen Jácome Campos, Universidade do Estado de Santa Catarina

    Mestre em artes cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, atriz e performer do Coletivo Mapas e Hipertextos. Professora Efetiva da Licenciatura em Teatro da Universidade Regional do Cariri (URCA). 

Referências

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Publicado

2016-06-30

Edição

Seção

Desenhos de Pesquisa

Como Citar

Lugares da experiência na cena performativa recente: uma problematização acerca do espectador e seu exercício crítico de leitura/produção. (2016). Revista Aspas, 6(1), 62-72. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v6i1p62-72