Teatro menor: crises e potências na intersecção dos processos de gestão, produção e criação artística de um teatro latino-americano

Autores

  • Heloisa Marina da Silva Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v6i2p57-80

Palavras-chave:

teatro menor, atriz-produtora, produção teatral

Resumo

Este artigo deriva da minha pesquisa de doutorado na qual investigo características de produção e gestão teatral, num contexto latino-americano, de obras, grupos, núcleos e artistas circunscritos no âmbito do que defini como teatro menor, metáfora inspirada nas reflexões de Deleuze e Guattari a respeito da literatura menor. São tomados como referências práticas trabalhos teatrais em que o artista, em especial atores e atrizes, possui também atribuições administrativas, visando questionar as práticas de produção e gestão como processos exclusivamente instrumentais, atentando para suas implicações como meio. Essa mudança de ponto de vista tem como fim a reorganização do ato da produção, sugerindo que a relação existente entre processo criativo e de produção define as práticas ideológicas desse tipo de fazer teatral.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Heloisa Marina da Silva, Universidade do Estado de Santa Catarina UDESC

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Teatro pela Udesc. Atriz e produtora cultural. Pesquisa em andamento; área de estudo: Teatro e Sociedade. Orientador: Professor Dr. André Luiz Netto Carreira. Bolsista CAPES.

Referências

CANCLINI, N. G. ¿De qué hablamos cuando hablamos de resistencia? Estudios Visuales: Ensayo, teoría y crítica de la cultura visual y el arte contemporâneo, Murcia, n. 7, p. 16-37, dec. 2009.

______. Frida e a industrialização da cultura. Comunicação e Cultura, Lisboa, n. 12, p. 23-28, 2011.

______. La sociedad sin relato: antropología y estética de la inminencia. Madrid: Katz, 2010.

CARREIRA, A. Teatro de grupo: a busca de identidades. Subtexto – Revista de Teatro do Galpão Cine Horto, Belo Horizonte, v. 5, n. 5, p. 11-20, 2008.

DEBORD, G. A sociedade do espetáculo. Rio de Janeiro: Contraponto, 1997.

DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Kafka: para uma literatura menor. Lisboa: Minuit, 2003.

DIÉGUEZ, I. Escenarios liminales: donde se cruzan el arte y la vida. Buenos Aires: Atuel, 2007.

FERRAZ, S. Prefácio. In: NASCIMENTO, G. Música menor: a avant-garde e as manifestações menores na música contemporânea. São Paulo: Annablume, 2005. p. 13-16.

GARCIA, S. Notas sobre uma metodologia latino-americana. Subtexto – Revista de Teatro do Galpão Cine Horto, Belo Horizonte, v. 5, n. 5, p. 57-64, 2008.

JAMESON, F. Pós-Modernismo: a lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1984.

MENDOZA, T. E. Poder y creación artística en México: un análisis del Fondo Nacional para la Cultura y las Artes (Fonca). Ciudad de Mexico: Universidad Autónoma Metropolitana Azcapotzalco, 2011.

MERCURIO, S. De Banfield a México. Banfield: Sergio Mercurio, 2006. [Peça teatral].

NASCIMENTO, G. Música menor: a avant-garde e as manifestações menores na música contemporânea. São Paulo: Annablume, 2005.

SCHRAIER, G. Laboratorio de producción teatral 1: técnicas de gestión y producción aplicadas a proyectos alternativos. Buenos Aires: Atuel, 2008.

ZAPATA, M. R. O teatro e nossa América. Urdimento, Florianópolis, v. 1, n. 22, p. 259-266, jul. 2014.

Downloads

Publicado

2016-12-31

Como Citar

Teatro menor: crises e potências na intersecção dos processos de gestão, produção e criação artística de um teatro latino-americano. (2016). Revista Aspas, 6(2), 57-80. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v6i2p57-80