O teatro e a gambiarra: aspectos contemporâneos

Autores

  • Assis Benevenuto Vidigal Universidade Federal de Minas Gerais

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v10i2p129-144

Palavras-chave:

Capitalismo, Cenografia, Dramaturgia, Mercado, Táticas

Resumo

Este texto reflete sobre como o universo da gambiarra (Rodrigo Boufleur) está presente no fazer teatral contemporâneo. Para tanto, traça-se a relação existente entre o teatro e o início da modernidade, as transformações ocorridas pela inserção do mercado a partir do choque entre o Velho e Novo Mundo. Davi Kopenawa, Ailton Krenak e Sérgio de Carvalho fundamentam essa perspectiva. As criações cênicas do grupo mineiro Quatroloscinco Teatro do Comum atestam o corpus teórico, demonstrando cenográfica e dramaturgicamente aspectos visíveis da gambiarra.

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Biografia do Autor

  • Assis Benevenuto Vidigal, Universidade Federal de Minas Gerais

    UFMG; Doutorando; Pesquisa em andamento (2020-2024). Área de estudo: literaturas modernas e contemporâneas. Linha de pesquisa: literatura, outras artes e mídias. Orientadora: Sara Rojo. Atuação prossional: Ator, dramaturgo, diretor, editor de teatro pela Editora Javali. Integrante do Grupo Quatroloscinco Teatro do Comum.

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Publicado

2020-12-31

Como Citar

O teatro e a gambiarra: aspectos contemporâneos. (2020). Revista Aspas, 10(2), 129-144. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v10i2p129-144