Performance, imagem e drama na cena de Christiane Jatahy

Autores

  • João Bernardo Fernandes Caldeira Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v10i2p86-97

Palavras-chave:

Teatro contemporâneo, Teatro performativo, Teoria teatral

Resumo

Examinaremos alguns dos procedimentos da encenadora Chistiane Jatahy, de modo a assinalar movimentos da cena contemporânea de ruptura com o texto dramático e abertura para outros elementos imagéticos, simbólicos, visuais. De viés processual, transitório e performativo, o seu campo de pesquisa investiu-se do desejo de superar a separação entre arte e vida, como forma de desestabilizar os elos da narrativa dramática. Por meio de Fischer-Lichte, Bident, Lehman, Pavis e Artaud, analisaremos os hibridismos de linguagem e proposições de uma cena situada numa zona de concomitância entre fragmentação e homogeneidade, presença e representação, performance e teatro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Bernardo Fernandes Caldeira, Universidade de São Paulo. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas

    Doutorando em Artes Cênicas na ECA-USP, é diretor, autor, produtor e professor teatral. Mestre em Artes da Cena, graduado em Comunicação e Direção Teatral, pela ECO-UFRJ. Especialização em Gestão e Políticas Culturais pelo Itaú Cultural/Universidade de Girona. Como jornalista cultural, é colaborador do jornal Valor Econômico.PERFORMANCE, IMAGEM E DRAMA NA CENA DE CHRISTIANE JATAHYPERFORMANCE, IMAGE AND DRAMA IN CHRISTIANE JATAHY'S SCENEPERFORMANCE, IMAGEN Y DRAMA EN LA ESCENA DE CHRISTIANE JATAHYJoão Bernardo Fernandes CaldeiraDOI: 10.11606/issn.2238-3999.v10i.2p86-97.

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Performance, imagem e drama na cena de Christiane Jatahy. (2020). Revista Aspas, 10(2), 86-97. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v10i2p86-97