Visualidade e audiodescrição: a cena teatral sob o ponto de vista da deficiência visual

Autores

  • Jefferson Fernandes Alves Universidade Federal do Rio Grande do Norte
  • Thiago de Lima Torreão Cerejeira Universidade Federal do Rio Grande do Norte

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v10i2p8-23

Palavras-chave:

Visualidade da cena, Audiodescrição e teatro, Deficiência visual

Resumo

O presente artigo enfoca a questão da visualidade como orquestradora da cena teatral, levando em conta o processo tradutório por meio da audiodescrição (AD), na perspectiva da fruição espetacular por parte de pessoas com deficiência visual. Com o propósito de explorar tal enfoque, abordaremos o caráter tradutório da audiodescrição e sua articulação com o teatro. Em seguida, centraremos em uma experiência de audiodescrição, ainda em curso, do espetáculo “Abrazo”, do Grupo Clowns de Shakespeare – Natal/RN. E, por fim, priorizaremos a reflexão sobre a audiodescrição como uma prática de expansão do olhar, retomando a natureza etimológica do teatro, de tal modo que o enfoque estético da audiodescrição possa acompanhar a poética da cena, a partir da deficiência visual.

 

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Jefferson Fernandes Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Diretor de Teatro e Membro do Grupo Estandarte de Teatro – Natal/RN. Professor Associado do Departamento de Práticas Educacionais e Currículo do Centro de Educação da UFRN. Membro dos Programas de Pós-Graduação em Artes Cênicas, Educação e Educação Especial (UFRN). Investiga a interface Arte, Deciência e Acessibilidade, com ênfase na relação teatro, audiodescrição e deciência visual.

  • Thiago de Lima Torreão Cerejeira, Universidade Federal do Rio Grande do Norte

    Audiodescritor consultor e pesquisador na área da acessibilidade comunicacional e cultural, com ênfase na interface arte e deciência visual. Doutorando e Mestre em Educação pela UFRN, com pós-graduação em Aperfeiçoamento em Audiodescrição na Escola pela UFJF. Especialista em Mídias na Educação pela UERN e em Artes Visuais pelo SENAC. Membro da Comissão Permanente de Inclusão e Acessibilidade do Centro de Educação da UFRN. É um dos idealizadores e realizadores do Podcast "Simbora fazer audiodescrição no teatro". Integra a equipe do coletivo Urbanocine/Natal (RN).

Downloads

Publicado

2020-12-31

Como Citar

Visualidade e audiodescrição: a cena teatral sob o ponto de vista da deficiência visual. (2020). Revista Aspas, 10(2), 8-23. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v10i2p8-23