Mulheres na atuação, encenação e iluminação: rupturas nas dinâmicas do modelo patriarcal

Autores

  • Iassanã Martins Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v11i2p108-122

Palavras-chave:

teatro, teatros feministas, teatro brasileiro, narrativas

Resumo

Este artigo é um recorte de pesquisa de doutorado em andamento e tem por objetivo identificar a inserção das mulheres na atuação, encenação e iluminação, trabalhos tradicionalmente exercidos somente por homens e a eles atribuídos tácita e historicamente. A partir do diálogo com autoras como Elaine Aston, Grada Kilomba, Dodi Leal, Lucia Romano e Elizabeth Lobo, o trabalho é desenvolvido em Porto Alegre, sob a perspectiva de ampliar as narrativas do teatro para além das produções do eixo Rio-São Paulo.

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Biografia do Autor

  • Iassanã Martins, Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas.

    Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (PPGAC/UFRGS). E-mail: iassana.teatro@gmail.com Pesquisa em andamento na linha Processos de Criação Cênica. Orientação: Prof.ª Dr.ª Patricia Fagundes. Bolsista CAPES. Atriz, professora substituta no Departamento de Artes Cênicas da Universidade Estadual de Santa Catarina (DAC-UDESC), iluminadora. Áreas de interesse: atuação, iluminação, pedagogia do teatro e teatros feministas.

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Publicado

2022-12-04

Como Citar

Mulheres na atuação, encenação e iluminação: rupturas nas dinâmicas do modelo patriarcal. (2022). Revista Aspas, 11(2), 108-122. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v11i2p108-122