Entrevista com João Vicente sobre a peça "A Ilha do farol"

Autores

  • João Vicente Duque Estrada Sem registro de afiliação
  • Mariana Volfzon Mordente Universidade de Brasília.

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v12i1p168-187

Palavras-chave:

Arte-vida, Doença, Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), Performance, Presença

Resumo

João Vicente realiza a pesquisa cênica A Ilha do Farol, cuja temática guia é a perda gradual dos movimentos causados pela Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA), os impactos no cotidiano e os questionamentos proporcionados tanto na condição de ser humano, quanto no pensamento como artista/performer. João foi diagnosticado com essa doença rara neurodegenerativa em 2020 e agora vive em uma ilha e é desse território que se comunica. Ali, de frente para o movimento do mar, há um farol, e é desse lugar que sinaliza ao mundo que ainda está vivo e que precisa de ajuda.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • João Vicente Duque Estrada, Sem registro de afiliação

    É ator, escritor, palhaço e formado em cinema pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-RJ). Realizou trabalhos com o diretor Daniel Herz e integrou o elenco da pesquisa e espetáculo “Palavra de Palhaço”, dirigido por Ana Achcar (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro–UNIRIO). Recentemente foi diagnosticado com Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) e tem mobilizado a criação de trabalhos auto ficcionais sobre a doença. Foi contemplado com o Prêmio Cultura Inclusiva nas Redes (SECEC-RJ) com a pesquisa “A Ilha do Farol”.

  • Mariana Volfzon Mordente, Universidade de Brasília.

    É mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Cênicas da Universidade de Brasília (UnB). Investiga sobre as relações entre sonho, performance e ritualidades políticas de cura a partir de diálogos com os movimentos feministas decoloniais e feminismos comunitários indígenas mexicanos. Atua na liminaridade dos campos artísticos, políticos e terapêuticos. De sua trajetória se destacam os trabalhos junto ao coletivo Teatro de Operações (Rio de Janeiro, Brasil) e à Ohdiosa Coletiva de Cabaret (Oaxaca, México).

Downloads

Publicado

2022-06-30

Como Citar

Entrevista com João Vicente sobre a peça "A Ilha do farol". (2022). Revista Aspas, 12(1), 168-187. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v12i1p168-187