Leitura e Teatro: primeiras aproximações

Autores

  • Heloise Baurich Vidor Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v1i1p35-41

Palavras-chave:

Aluno-ator, fala, leitura cênica, pedagogia do teatro

Resumo

As possibilidades poéticas e pedagógicas que se abrem a partir da aproximação entre teatro e leitura de textos é o ponto de partida desta investigação. A supervisão da prática dos estagiários do curso de Licenciatura em Teatro da UDESC/SC revelou que um dos desafios do ensino do teatro é a apropriação do texto escrito por um autor pelo aluno-ator. Pretende-se propor a exploração lúdica da leitura de textos como caminho potencialmente fértil para o percurso do ‘escrito ao dito’. A dimensão oral da leitura (Bajard, 2005) e sua relação com o teatro - a partir da revisão dos conceitos de leitura dramática e de leitura cênica (Pavis, 2010), abordagem contemporânea - subsidiarão a experimentação prática em contextos diferenciados de ensino do teatro.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Heloise Baurich Vidor, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes
     

    Doutoranda em Artes Cênicas/USP. Área de Concentração: Pedagogia do teatro

Downloads

Publicado

2011-10-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar