O teatro de reprise e a co-construção estética do saber. Uma reflexão da aprendizagem grupai/individual através da improvisação interativa (co-criação)

Autores

  • Rosane Rodrigues Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v1i1p158-170

Palavras-chave:

teatro de reprise, psicodrama público, teatro espontâneo, grupo, teatro, estética

Resumo

Faço uma reflexão sobre a metodologia do Teatro de Reprise como mediador de interação e aprendizagem com o público. Defino o método e seus fundamentos baseados no psicodrama de Jacob Levy Moreno. Como o psicodrama, sua história, e a trajetória de seu criador se entrelaçam indissoluvelmente, a personalidade e biografia de Moreno são utilizadas como fio condutor na compreensão das bases do método psicodramático. Suas ideias sobre inclusão, utopia e saúde configuram um vanguardismo em sua época, noção de co-consciente e coinconsciente. Especificamente quanto ao método Teatro de Reprise, o trabalho é um estudo de como o impacto da aprendizagem grupal resultante da utilização do método em organizações, políticas públicas etc. é apreciado através de exemplos de intervenção e depoimentos de participantes.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Rosane Rodrigues, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Doutoranda em Artes Cênicas/USP. Área de Concentração: Pedagogia do Teatro

Downloads

Publicado

2011-10-07

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

O teatro de reprise e a co-construção estética do saber. Uma reflexão da aprendizagem grupai/individual através da improvisação interativa (co-criação). (2011). Revista Aspas, 1(1), 158-170. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v1i1p158-170