Processo de Formação do Ator e Montagem Teatral como Prática Pedagógica: Uma Abordagem Segundo Myrian Muniz

Autores

  • Marcelo Braga de Carvalho Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v2i1p32-37

Palavras-chave:

Formação do ator, pedagogia teatral, teatro brasileiro

Resumo

Esta pesquisa será destinada a examinar um processo de formação de atores e de montagem teatral, sob a ótica da pedagogia teatral desenvolvida pela atriz, diretora e professora Myrian Muniz. O eixo referencial são as experiências envolvendo as criações artístico-pedagógicas e a pedagogia teatral, principalmente aquelas descritas por Stanislávski e Brecht. O objeto de estudo será toda a trajetória de um grupo de aprendizes/atores universitários durante três semestres, sendo os dois primeiros destinados à formação do ator e o terceiro à realização de uma montagem. Todo esse trajeto será registrado e posteriormente analisado.

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Biografia do Autor

  • Marcelo Braga de Carvalho, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    É professor, diretor, ator e dramaturgo formado pela Escola de Arte Dramática EAD/ECA/USP e pelo Curso de Interpretação e Formação de Atores e Cantores da FUNARTE, coordenado por Myrian Muniz.

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Publicado

2012-10-07

Edição

Seção

Apresentação de Projetos de Pesquisa

Como Citar

Processo de Formação do Ator e Montagem Teatral como Prática Pedagógica: Uma Abordagem Segundo Myrian Muniz. (2012). Revista Aspas, 2(1), 32-37. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v2i1p32-37