Corpo, escola e ensino de teatro em escolas públicas de Uberlândia (Minas Gerais)

Autores

  • Paulina Maria Caon Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v2i1p121-132

Palavras-chave:

ensino de teatro, corporalidade, etnografia

Resumo

A pesquisa de doutorado em andamento realiza etnografia de práticas docentes na área do ensino de teatro dentro de escolas da rede pública de Uberlândia-MG. O eixo da observação etnográfica são as condutas corporais e representações sobre o corpo envolvidas nos processos de ensino e aprendizagem de teatro nesse contexto. A investigação busca iluminar o tema do ensino de teatro em escolas públicas por meio da observação do corpo e da abordagem etnográfica, pouco utilizada na área de Pedagogia do Teatro no Brasil. Uma de minhas hipóteses é a de que parece haver uma tensão entre a experiência corporal vivenciada em práticas teatrais e a corporalidade que se constrói contemporaneamente em instituições de Educação Básica brasileiras. Na comunicação introduzirei alguns aspectos da pesquisa em desenvolvimento (inclusive da pesquisa em campo), apresentando reflexão realizada até o momento, que tem como centro a afirmação de Fayga Ostrower, dar forma é formar-se, na qual coloco em diálogo elementos da Pedagogia do Teatro, Teoria da Arte e Antropologia Cultural.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Paulina Maria Caon, Universidade de São Paulo. Escola de Comunicações e Artes

    Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da ECA/USP.

Referências

BOLÍVAR, Antonio. De nobis ipsis silemus? Epistemologia de la investigación biográfico-narrativa em educación. Revista Eletrónica de Investigación Educativa, 2001, vol.4, no.1.

CAON, Paulina Maria. Construir Corpos, Tecer Histórias – educação e cultura corporal em duas comunidades paulistas. Dissertação de Mestrado apresentada ao Depto. de Artes Cênicas da ECA-USP, SP: 2009.

CITRO, Silvia. La antropologia Del cuerpo y lós cuerpos em-el-mundo. Indícios para uma genealogia (in)disciplinar. In: Cuerpos Plurales. Buenos Aires: Biblos, 2010, p.17-58.

CSORDAS, Thomas J. Modos Somáticos de Atenção. In: CITRO, Silvia. Cuerpos Plurales. Buenos Aires: Biblos, 2010, p.83-

__________________ A Corporeidade como Paradigma para a Antropologia. In: Corpo|Significado|Cura. Porto Alegre: Ed. da UFGRS, 2008, p.101-146.

DERDYK, Edith. Formas de Pensar o Desenho. SP: Ed. Scipione, 1994. Cap.3: O Desenho das Crianças, p.49-141.

DUARTE JUNIOR, João Francisco. Fundamentos Estéticos da Educação. CampinasSP: Papirus, 1988.

ENGUITA, Mariano Fernández. A Face Oculta da Escola – educação e trabalho no capitalismo. Porto Alegre: Artes Médicas, 1989.

GAGLIARDI, Mafra. O teatro, a escola e o jovem espectador. In: Comunicação e Educação. SP, n.13, 1998, p.67-72.

GEERTZ, Clifford. A Interpretação das Culturas. RJ: Editora LTC, 1989.

MACHADO, Marina Marcondes. Merleau-Ponty & a Educação. BH: Autêntica Editora, 2010.

MARQUES, Isabel Azevedo. Versão digital revisada do artigo publicado em Bemvenuti, Alice (org.). O Lúdico na Prática Pedagógica. Curitiba: Ibpex, 2009.

MAUSS, Marcel. Sociologia e Antropologia. SP: Cosac&Naif, 2003. Quinta parte: Uma categoria do espírito humano: a noção de pessoa, a de eu, p.369-397. Sexta parte: As técnicas corporais, p.399-422.

MERLEAU-PONTY. A Fenomenologia da Percepção. SP: Martins Fontes, 1999.

MOREIRA, Ana Angélica A. O Espaço do Desenho: a educação do educador. RJ: Edições Loyola, 1997.

OSTROWER, Fayga. Criatividade e Processos de Criação. RJ: Editora Vozes, 1987. Introdução, Cap.I: Potencial, Cap.II: Materialidade e imaginação criativa, p.05-53.

PELBART, Peter Pál. Vida Capital – ensaios de biopolítica. SP: Editora Iluminuras, 2003.

PUPO, Maria Lúcia de Souza Barros. “O lúdico e a construção do sentido”. Sala Preta. Departamento de Artes Cênicas, ECA-USP, junho de 2001, pp. 181- 187.

TEIXEIRA, Inês A. Castro & PÁDUA, Karla Cunha. Virtualidades e alcances da entrevista narrativa. Anais do II Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (II CIPA). Salvador, BA, 2006.

Downloads

Publicado

2012-10-07

Edição

Seção

Relatos de Pesquisas em Andamento

Como Citar

Corpo, escola e ensino de teatro em escolas públicas de Uberlândia (Minas Gerais). (2012). Revista Aspas, 2(1), 121-132. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v2i1p121-132