O lugar impossível do corpo na cidade

Autores

  • Letícia Becker Savastano

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v10i1p125-153

Palavras-chave:

Arte contemporânea brasileira, Arte historiográfica, Materialismo histórico, Montagem

Resumo

Com método inspirado no materialismo historiográfico (anacrônico e não linear), este ensaio tece - por meio da montagem, encontro e fricção de imagens, modos pelos quais a arte pode atuar como agente identificador de lugares na cidade nos quais o corpo é impossível para, então, retomar essa dimensão corporal. O fio condutor são as produções da artista Lais Myrrha, centralizando sua obra “Geometria do Acidente “(2014).

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Referências

AMARAL, Aracy. Textos do Trópico de Capricórnio: artigos e ensaios (1980-2005). Editora 34., 2006

BEIGUELMAN, Giselle. Memória da amnésia: políticas do esquecimento. São Paulo: Sesc, 2019.

BENJAMIN, Walter. Magia e técnica, arte e política. trad. Sérgio Paulo Rouanet; prefácio: Jeanne Marrie Gagnebin. São Paulo: Editora Brasiliense S.A 1986

BENJAMIN, Walter. O anjo da história. trad.d e org. João Barrento. São Paulo: Autêntica, 2016.

BOURRIAUD, Nicolas. Estética Relacional. trad. Denise Bottmann. São Paulo: Martins Fontes, 2009.

BORBA, Antonio Liberio. Lembrar para ter o direito de esquecer: a reconstrução histórico-sociológica da tragédia da Gameleira em Belo Horizonte e seus reflexos na trajetória de vida dos atores sociais nela envolvidos. 2007

BUTLER, Judith. Quadros de guerra – quando a vida é passível de luto? Trad. Sérgio Lamarão e Arnaldo M. da Cunha Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2017.

BUTLER, Judith. Traços humanos na superfície do mundo.São Paulo: Editora n-1, 2020. Disponível online em < https://n-1edicoes.org/042> acesso em maio de 2020

DIDI-HUBERMAN, Georges. Diante do tempo. História da arte e anacronismo das imagens. Belo Horizonte: Humanitas, 2015.

FERRO, Sérgio. O canteiro e o desenho. São Paulo: Projeto editores associados, 1979.

FOSTER, Hal O retorno do real: a vanguarda no final do século XX. Trad Célia Euvaldo. São Paulo: Cosac Naify, v. 7, 2014.

GRIGOLETTO, Marisa. Silenciamento e memória: Discurso e colonização britânica na Índia Organon. Revista do Instituto de Letras da UFRGS V.17 n.35

FOUCAULT, Michel. A ordem do discurso. São Paulo: Editora Loyola, 1996

FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. Trad. Salma T. Muchail São Paulo: Editora N-1, 2013

GAGNEBIN, Jeanne Marie. Limiar, aura e rememoração: ensaios sobre Walter Benjamin. São Paulo: Editora 34, 2014

JACQUES, Paola Berenstein; DA SILVA PEREIRA, Margareth (Org.). Nebulosas do pensamento urbanístico. Salvador: Edufba, 2018.

KWON, Miwon. One Place After Another -site-specifics art and location edentity.Massachusetts Institute of Technology, 2002.

MELENDI, Maria Angélica. Arquivos do mal – mal de arquivo. Studium. Belo Horizonte, n. 11, p.22-30,2000.

MELENDI, Maria Angélica. Uma cronografia de espectros in MYRRHA, L. Uma breve cronografia dos Desmanches. Trabalho realizado pelo Edital Bolsa Furnarde de Estímulo à Produção em Artes Visuais, 2012.

MORAIS, Fabio. Escritexpográfica. Tese (Doutorado) Faculdade de Artes visuais na Universidade

do Estado de Santa Catarina. 2020.

MYRRHA, Lais. Sobre as possibilidades da impermanência: fotografia e monumento. Dissertação (mestrado) – Escola de Belas Artes, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2007.

MYRRHA, Lais. Uma breve cronografia dos Desmanches. Trabalho realizado pelo Edital Bolsa Furnarde de Estímulo à Produção em Artes Visuais, 2012.

PATO, Ana M. P. – Arte contemporânea e Arquivo: como tornar público o arquivo público? Tese de doutorado apresentada para a FAU-USP, 2017

SCHWARCZ, Lilia Moritz. Lendo e agenciando imagens: o rei, a natureza e seus belos naturais. Sociologia&Antropologia – Rio de janeiro, v.04.02:291-431, out.,2014.

SELIGMANN-SILVA, Márcio Por uma estética do precário: antimonumentos e a arte de “desesquecer”. Periódico Permanente, v. 4, n. 7, 2016

YOUNG, J. E. 1992. The counter-monument: memory against itself in Germany today. Critical Inquiry , v. 18, n. 2, pp. 267-96.

Downloads

Publicado

2021-11-05

Edição

Seção

Do Lado de Fora do Teatro

Como Citar