No balé e no teatro: a família como mediação na formação do professor-espectador

Autores

  • Taís Ferreira Universidade Federal de Pelotas

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v6i1p100-113

Palavras-chave:

Espectador, Família, Formação docente, Artes Cênicas.

Resumo

Esse artigo apresenta, a partir de exemplos localizados de experiências de dois professores de teatro e dança brasileiros, considerações sobre a relação entre a formação de uma identidade de espectador e a mediação da família nesse processo constitutivo, a partir das primeiras memórias dos professores como espectadores. Alicerçando a discussão, são evocados conceitos seminais da obra bourdiana como de capital cultural e simbólico e habitus, além da concepção da memória trazida pelo neurocientista Iván Izquierdo. A partir das pistas apresentadas, concluo com uma sugestão para a formação docente em artes cênicas.

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Biografia do Autor

  • Taís Ferreira, Universidade Federal de Pelotas

    Professora adjunta no curso de Teatro da UFPel, nas áreas de história do teatro e pedagogias das artes cênicas. 

    https://ufpel.academia.edu/Ta%C3%ADsFerreira

     http://lattes.cnpq.br/1053344699071170

     

Referências

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Publicado

2016-06-30

Como Citar

No balé e no teatro: a família como mediação na formação do professor-espectador. (2016). Revista Aspas, 6(1), 100-113. https://doi.org/10.11606/issn.2238-3999.v6i1p100-113